Diante desse cenário, é válido destacar que o descaso estatal contribui a persistência da mazela. Na Constituição Federal promulgada em 1988, garante em seu 5°artigo que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. Entretanto, é notável que grande parte do grupo social que possui herança africana no território brasileiro, têm seus direitos negligenciados, causando à falta de valorização de seus costumes e tradições, sendo passado por gerações. Assim, trazendo como consequência o sentimento de abandono do Estado.
Ademais, é preciso salientar que a omissão da mídia, colabora com o conflito. No famoso seriado "todo mundo odeia o Chris", o personagem principal, a qual possui descendência de povos africanos, sofre diariamente preconceito por colegas e vizinhos, tendo suas reclamações ignoradas. Ao sair da ficção, sem desconsiderar o contexto, é visível o problema apresentado ser reflexo da nossa atualidade. A mídia, que tem grande influência, sabe dos desafios que essa comunidade enfrenta, mas não dá o devido destaque. Ocasionando a invisibilidade da causa.
Desse modo, denota-se a urgência de ações governamentais que alterem esse quadro. Logo, cabe ao Estado, cuja função principal é a proteção dos direitos de seus cidadãos, a implantação de políticas públicas culturais, que assegure as crenças e dignidade desses povos. Outrossim, a mídia, grande órgão reprodutor de ideias deveria investir em campanhas que buscam conscientizar toda a população. Dessa forma, quando as medidas forem cumpridas, formaram uma sociedade mais justa.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Erros de concordância em "contribui a persistência" e "o personagem principal, a qual", corrigir para "contribui para a persistência" e "o personagem principal, o qual". A proposta de intervenção carece de detalhamento nos elementos 'meio' e 'finalidade'.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.