O rapper Jay-Z no videoclipe de "Story of OJ", faz referência a forma estereotipada na qual os negros eram representados na TV nos anos 30. No Brasil isso se manifestou em literaturas como a de Monteiro Lobato. A veiculação massiva de mídia que estereotipa a cultura africana, ao se repetir por anos, enraíza na cultura uma versão distorcida da realidade, reforçando estereótipos e assim, fortalecendo narrativas racistas.
Em segundo plano, é importante ressaltar que a revolta dos Malês não é a única historia ocultada do conhecimento popular, expressões artísticas diversas como as pinturas de Basquiat permanecem pouco conhecidas devido aos efeitos do racismo estrutural, que privilegia brancos nas oportunidades de ascenção social, criando um país onde poucos indivíduos em posição de poder podem promover uma herança cultural sem preconceito racial. Considerando este panorâma é evidente a urgência de ações sobre a problemática.
De acordo com Djamila Ribeiro, para tratar um problema, primeiro devemos tirá-lo da invisibilidade, portanto, é importante que o Governo Federal, através do Ministério da Educação, promova eventos culturais com temática afro-brasileira, e aumente a inclusão de conteúdo de historia e cultura africana na grade curricular de escolas de base e do ensino médio, a fim de criar uma nova geração de cidadãos conscientes da herança cultural africana no Brasil, promovendo assim, maior permanência e enraizamento cultural. Dessa forma, a luta dos antigos escravizados de Salvador não será também, esquecida, valorizando sua história de luta.
-
C1 Norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 Seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 Construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de intervenção
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
A redação apresenta um alto nível de domínio da norma-padrão da língua portuguesa, sem erros gramaticais perceptíveis.
No entanto, a compreensão e aplicação do tema poderiam ser mais efetivamente desenvolvidas. O autor menciona a revolta dos Malês e faz referências à mídia e literatura estereotipadas, mas não se aprofunda no impacto desses pontos na desvalorização da herança africana no Brasil.
Em relação à seleção e organização de informações, o autor apresenta argumentos relevantes para defender seu ponto de vista. No entanto, há uma falta de dados ou fatos concretos que poderiam fortalecer ainda mais os argumentos apresentados.
Quanto aos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação, o texto é coeso e coerente em sua maior parte. No entanto, algumas passagens são um pouco confusas ou não estão completamente claras (por exemplo "expressões artísticas diversas como as pinturas de Basquiat permanecem pouco conhecidas...").
Finalmente, o autor elaborou uma proposta de intervenção bem estruturada que respeita os direitos humanos e está articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Para melhorar ainda mais esta redação:
- Aprofunde-se na discussão sobre como eventos históricos específicos contribuem para os desafios atuais na valorização da herança africana.
- Inclua dados ou fatos concretos para fortalecer seus argumentos.
- Revise o texto para garantir que todas as passagens estejam claras e compreensíveis.