Diante desse cenário, a visão eurocêntrica da história ensinada nas escolas é fator problematizador. Na malhação "Viva a Diferença", os colegas de Ellen, uma garota negra, não compreendem sua cultura familiar, pois o colégio não aborda a diversidade cultural. Sob essa ótica, as instituições de ensinado país reduzem a história das pessoas negras somente à escravidão ao não abordarem as tradições e costumes étnicos. Dessa forma, as crianças não aprendem sobre a identidade cultural da África e se tornam cidadãos alheios às diferenças socioculturais. Consequentemente, ocorre a desvalorização da herança africana no Brasil.
Além disso, o descaso das produções televisivas assevera o problema. O programa Zorra Total representava pessoas negras de maneira estereotipada e satirizada. Nesse sentido, muitas obras foram produzidas sob os ideais etnocêntricos do que é culturalmente aceito, ou seja, se tornou comum a transformação da cultura africana em alívio cômico. Dessa maneira, o público atingido absorve e propaga preconceito, perpetuando a desvalorização do legado transmitido da África para o país.
Portanto, para combater a problemática, são necessárias medidas de intervenção. Logo, o Ministério da Educação, responsável pelo ensino de qualidade, deve aumentar o conteúdo nas aulas de história, por meio da inserção das tradições e costumes africanos nos livros didáticos, além de propagar obras literárias voltadas a esse tema, com o fito de ampliar o conhecimento dos alunos e valorizar esse legado passada a cada geração. Ademais, o Ministério da Cultura deve divulgar a importância da história negra, mediante postagens nas redes sociais, a exemplo de vídeos curtos sobre os conhecimentos e curiosidades acerca dessa cultura. Assim, a herança africana será valorizada no Brasil e o país se afastará das cicatrizes deixadas pela colonização.
-
C1 Norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 Seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 Construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
-
C5 Proposta de intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
A redação apresenta um bom domínio da norma-padrão da língua portuguesa, não foram identificados erros gramaticais ou de norma-padrão. A compreensão da proposta de redação é clara e o candidato apresentou argumentos relevantes para desenvolver o tema, embora pudesse ter explorado mais conceitos das várias áreas do conhecimento.
O texto demonstrou uma boa seleção e organização das informações e argumentos em defesa do ponto de vista. No entanto, a interpretação poderia ser mais profunda em alguns momentos, como ao tratar do papel das produções televisivas na desvalorização da herança africana.
Em relação à competência que avalia a coesão e coerência entre as ideias, o texto está muito bem construído. As ideias se conectam de maneira lógica e os parágrafos seguem uma sequência que facilita a leitura.
Por fim, na elaboração da proposta de intervenção há uma clara articulação com a discussão desenvolvida no texto. Contudo, ficaram faltando elementos importantes como detalhamento dos meios para realização das ações propostas (como serão inseridas as tradições africanas nos livros didáticos? Como serão selecionadas as obras literárias voltadas ao tema?) Além disso, seria interessante incluir um detalhamento sobre quem seria beneficiado pelas medidas sugeridas ou qual seria o impacto esperado dessas intervenções.