Movidos por preconceitos com base na cor e etnia, os europeus escravocratas que vieram ao Brasil após o "descobrimento" e colonização deste, principalmente os portugueses, portavam uma visão eurocentrista, onde julgavam a sua cultura e costumes superiores em detrimento das demais, principalmente a africana. Logo, o preconceito também se estendeu aos costumes, vestimentas e religiões e continuaram pelas gerações futuras, que continuaram a "jogar embaixo do tapete" e mascarar figuras e momentos do nosso país que pudessem promover uma maior visibilidade à herança africana.
Atualmente, podemos perceber como tantos séculos de menosprezo à cultura do povo originário da África e trazidos para nossa nação continua a influenciar a opinião pública e a disseminação do preconceito ao analisar os constantes casos de violência contra praticantes de religião de matrizes africanas e o bullying e "chacotas" com pessoas negras que escolhem por manter em seu visual vestimentas e acessórios tradicionais e cabelos crespos e volumosos, sendo injustamente vistos como inferiores e fora do padrão.
Portanto, é necessário que o governo forneça palestras educativas em escolas e universidades para promover uma maior visibilidade e sentimento de orgulho pela herança africana, para que ela possa, enfim, após tantos séculos, ganhar o devido valor após tanto contribuir para a formação e desenvolvimento da identidade de nosso país, já que o Brasil não seria Brasil sem a herança africana.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
O texto apresenta alguns erros de concordância ("as mesmas foram alvos"). Sugere-se reescrever para "elas foram alvo". Na competência argumentativa, a progressão das ideias poderia ser mais fluida com conectores adicionais.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.