Sendo assim, a falta do ensino histórico afro-brasileiro como uma prioridade no currículo escolar é a base do problema, ou seja, é certo que ao ensinar de maneira correta, prática e sem uma visão eurocentrista do passado, o aprendizado dos jovens seria aproveitado de de forma mais eficiente. Para Paulo Freire, a educação brasileira deve abandonar o método conteúdista e desenvolver o pensamento crítico dos alunos, nesse contexto, balanceando ambos os métodos mencionados por Freire, a habilidade de convencer e confrontar quem reduz a importância da herança africana no Brasil ajudaria a mudar a visão da populção em relação a certas culturas.
Além disso, o racismo estrutural em nosso país contribui para a folclorização da cultura africana. Contextualizando, a população negra ser maioria nas zonas mais pobres, e minoria em cargos de poder, faz com que, ivoluntareamente, tais temas sejam ignorados. Segundo a escritora Djamila Ribeiro, para atuar em uma realidade, é necessário tirá-la da invisibilidade. Contextualizando, para a herança africana no Brasil ser valorizada, os "herdeiros" devem ser valorizados.
Por fim, percebe-se que cabe ao estado e à secretaria da educação mudar o método de ensino e o currículo nas escolas. Deve-se incentivar visitas a museus sobre a cultura afro, e tornar rodas de discussões sobre o tema obrigatória entre professores e estudantes. Além disso, o governo deve criar cursos especializados para especializar os profissionais de ensino no assunto, tornando o ensino mais eficiente, logo, as novas gerações irão valorizar a herança africana no Brasil.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Erros como "populção" e "ivoluntareamente" afetam a norma-padrão. Sugiro revisar esses erros e melhorar a fluidez com conectivos entre parágrafos. Na intervenção, detalhar mais o meio de implementação das ações propostas.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.