Avatar do usuário
Por laurac4rib
Quantidade de postagens
#139031
Para o filósofo contemporâneo Clément Rosset, toda realidade é cruel. Sob esse viés, essa crueldade é manifestada nos impasses para o reconhecimento da herança africana no Brasil. A caracterização desse legado é por meio de práticas culturais, reconhecidas como bens imateriais. Como consequência da exploração sofrida pelo povo africano na colonização, houve o apagamento cultural. Essa problemática é oriúnda de dois aspectos: a invisibilidade e a falta de acesso educacional. Logo, são necessárias medidas efetivas para transmudar esse problema.
É notório que a invisibilidade das práticas culturais deixadas aos brasileiros é uma consequência do silenciamento midiático e da ineficácia do poder público. Na sua teoria das instituições zumbis, Zygmunt Bauman, discorre sobre a ineficiência do governo mediante as temáticas da sociedade. Diante disso, percebe-se que a falta de medidas que visem o reconhecimento dos costumes africanos comprometem a perpetuação. De maneira análoga a isso, percebe-se que a perpetuação desse silenciamento é resultado da inatividade governamental.
Além disso, as consequências da exploração realizada na colonização são vivenciadas na atualidade no âmbirtro educacional do país. Em razão da desigualdade que resulta na disparidade de ensino, pois os estudantes com acesso limitado não conhecem as riquezas do povo explorado, observando apenas os impactos negativos. Segundo o patrono da educação brasileira, Paulo Freire, a educação deve agir de maneira transformadora, criando o processo de conscientização e é dever do Estado assegurar para que isso ocorra.
Depreende-se, portanto, a urgência de ações de valorização das heranças de povos africanos. Para isso, são necessárias medidas que visem combater a ineficiência, o Poder Executivo deve criar uma agenda pública e utilizar campanhas conscientizadoras. A realização da mesma deve ser efetivada pelo Ministério da Educação, órgão responsável por assegurar a educação aos brasileiros, e aplicada em ambiente escolar nas aulas de ciências humanas por profissionais capacitados. Dessa forma, haverá uma sociedade menos cruel e com culturas preservadas.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
920
pontos
Desbloquear

    Erros como "âmbirtro" devem ser corrigidos para "âmbito". Melhore a coesão ao substituir repetições por conectivos variados. A proposta de intervenção é clara, mas pode detalhar mais o meio e a finalidade.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Enem

Desde os anos 2000, houve um crescimento vasto na […]

Em acordo com a Constituição Federal Brasileira pr[…]

A fome

Conforme estudos demográficos realizado pelo Insti[…]

No filme "Meus Quinze Anos", a personage[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.