Nesse sentido, o preconceito observado no cotidiano é um obstáculo à valorização da tradição negra. A esse respeito, São Tomás de Aquino defende: todas as pessoas devem ser tratadas de forma igualitária. No entanto, essa igualdade não é presente na realidade brasileira, que é repleta de racismo, haja vista a violência - verbal ou não verbal - sofrida por pessoas negras diariamente, além da ausência de oportunidades de crescimento financeiro, levando à falta de negros em posição de prestígio social. Então, enquanto houver preconceito social, não haverá o devido reconhecimento da herança africana.
Ademais, a negligência governamental é preocupante. Segundo a teoria das instituições zumbis, de Bauman, as instituições na sociedade contemporânea são ineficazes. Tal crítica se aplica ao Estado, que se mostra omisso em relação à cultura negra, em razão da falta de exposição não esteriotipada do assunto nas escolas e de professores capacitados a ensinar o valor da história do povo africano. Assim, caso o governo não tome providências, será difícil alcançar a valorização almejada.
Portanto, uma intervenção mostra-se necessária. Urge que as escolas, em parceria com o Ministério da Educação - ambos responsáveis por promover educação de qualidade - estimulem o ensino da cultura africana por meio de projetos socioeducacionais, a exemplo de palestras e aulas voltadas à exposição (livre de esteriótipos) da tradição afro-brasileira, com a presença de profissionais capacitados a lidar com o tema. Tais projetos teriam a finalidade de não apenas minimizar a negligência governamental, mas também o preconceito presente na população, levando a consequências como o surgimento de mais oportunidades para pessoas negras e a diminuição dos casos de violência. Dessa forma, será possível superar a invisibilização criticada por Saramago.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Corrija "estereotipada" para "estereotipada". A redação possui argumentos claros e bem estruturados, com coesão e coerência. A proposta de intervenção é completa, detalhada e respeita os direitos humanos.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.