Existe uma ideia, estereotipada pelos livros de história, de que a herança africana se baseia apenas na escravidão. John Locke, conhecido como pai do liberalismo, defendia que a população deveria confiar no Estado, que por sua vez, garantiria direitos aos indivíduos. Porém, com o empobrecimento da educação no Brasil, é impossível concretizar a ideia de Locke.
Essa situação ocorre por que, infelizmente, muitos governantes não se movimentam em prol da inclusão da cultura africana na realidade contemporânea, pelo contrário, eles adquirem uma posição individualista por não mensurar as consequências, do preconceito, por exemplo. A ilustre filósofa Djamila Ribeiro defende que, para atuar em uma situação, deve-se, antes de tudo, tirá-la da invisibilidade. Então, essa nebulosidade precisa ser exposta para conscientizar a sociedade.
Diante do exposto, denota-se a urgência de propostas governamentais que alterem esse quadro. Portanto, é dever do Estado juntamente com o Ministério da cultura _cuja função principal é a proteção da cultura na sociedade_ a implantação de políticas públicas que possam incluir a cultura africana no cotidiano brasileiro e a criação de campanhas nas escolas que fomente a importância da herança africana. Tal reestruturação terá como finalidade impor o reconhecimento merecido aos costumes africanos.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Erros como "por que" em vez de "porque". Falta de conectivos entre ideias, como após "Locke". Na intervenção, detalhe o meio ou finalidade. Sugestão de reescrita para clareza e coesão maior entre parágrafos.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.