Convém destacar, que a negligência governamental é um dos principais fatores de manutenção do empecilho, visto que a falta de ações agravam o problema. Dessa forma, a obra cidadão de papel, de Gilberto Dimestein, expõe bem a medida que denuncia como os direitos dos cidadãos são garantidos em documentos, mas, na prática, tratados de forma simbólica. Nesse sentido, observa-se que a valorização da herança africana, é frequentemente colocada em último plano nas decisões e discussões políticas, postura que fomenta a cultura de invisibilidade a respeito do assunto e, consequentemente, compromete o bem-estar dos cidadãos.
Ademais, é importante ressaltar que conforme o filósofo Pierre Bordieu "O que foi criado como instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão". Nesse contexto, observa-se que a mídia, não fornece conhecimento à respeito da importância da herança africana no Brasil, já que nas redes sociais, programas de TV e rádios, não é divulgado nada à respeito, consequentemente, a sociedade fica sem informações, não podendo debater sobre o assunto, gerando assim um déficit na cidadania.
Portanto, para que o tema ganhe visibilidade nacional, é necessário que o Governo brasileiro, por meio do Ministério das Comunicações, crie campanhas educativas sobre a valorização da herança africana no Brasil. É necessário elaborar propagandas em panfletos, redes sociais, progamas de TV e rádios, com intuito de informar a população. Assim, a denúncia retratada na música da banda Legião urbana não será mais uma realidade na nação verde-amarela.
-
C1 Norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 Seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 Construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
-
C5 Proposta de intervenção
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
O autor da redação demonstra um bom domínio da norma-padrão da língua portuguesa, com poucos erros. Apenas um erro foi identificado no texto, na frase "Ademais, é importante ressaltar que conforme o filósofo Pierre Bordieu", onde a correta grafia do nome do filósofo é Pierre Bourdieu.
A proposta de redação foi compreendida e desenvolvida de maneira adequada. O autor apresentou uma argumentação clara e coerente sobre os desafios para a valorização da herança africana no Brasil, utilizando conceitos das várias áreas do conhecimento.
As informações foram selecionadas, organizadas e interpretadas de forma eficiente em defesa de um ponto de vista. Os argumentos são bem fundamentados e defendidos ao longo do texto.
No entanto, houve algumas falhas na coesão textual. Na frase "Dessa forma, a obra cidadão de papel", seria mais adequado utilizar "Nesse sentido" ou "Por isso". Além disso, a expressão "à respeito" deveria ser escrita sem o acento grave (à), ficando apenas como "a respeito".
Por fim, o autor elaborou uma proposta de intervenção que respeita os direitos humanos e está articulada com a discussão desenvolvida no texto. A proposta inclui agente (Governo brasileiro), meio (campanhas educativas), finalidade (valorização da herança africana) e detalhamento da ação (elaboração de propagandas em panfletos, redes sociais, programas de TV e rádios).