Sob esse viés, é essencial apontar a falta de ensinamentos como propulsor da problemática. Segundo Immanuel Kant, filósofo iluminista, "O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele.". Nesse contexto, os meios educacionais se tornam culpados, visto que, a educação que eles transmitem não traz as tradições africanas em primeiro plano - mesmo estas sendo um elemento fulcral da história brasileira -, assim, configurando a população como desinformada sobre sua própria cultura.
Outrossim, a omissão da mídia também contribui para a perpetuação do problema. De acordo com George Orwell, escritor inglês, "A massa mantém a marca, a marca mantém a mídia e a mídia controla a massa". Diante dessa perspectiva, é notório que os veículos midiáticos mostram, apenas, aquilo que eles julgam de valor, tornando certos temas "invísiveis" ao olhar da sociedade, como a valorização da herança africana no Brasil.
Portanto, urge que medidas sejam tomadas para a mudança dessa situação. Logo, cabe a o Governo Federal, como Ministério da educação, criar a campanha "Raízes Históricas" que tem como objetivo ensinar sobre as heranças culturais de nossos ascendentes, isso aconteceria por meio da inserção dela nas escolas, a fim de que o povo brasileiro aprenda sobre seus antepassados - como os africanos - e aprenda a valoriza-los. Ademais, é dever da mídia colocar destaque na herança cultural africana, pois, esta faz parte importante na formação dos brasileiros.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
"Haja visto" deve ser "haja vista". Em "cabe a o Governo", remover espaço extra. Proposta de intervenção precisa detalhar mais o meio. Sugerir "inserção curricular obrigatória e campanhas publicitárias". Usar mais conectores para fluidez.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.