Primeiramente, a má formação sociocultural é um dos principais fatores que dificultam a valorização da herança africana no Brasil. De acordo com o educador Paulo Freire, "se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda". Sob esse viés, é notório que a educação brasileira está voltada para um método de ensino tradicionalista e eurocêntrico, desvalorizando a diversidade cultural. Dessa forma, a dificuldade retratada não consegue ser superada.
Além disso, a invisibilidade do assunto também contribui com os desafios para a a valorização da história africana. Para Djamila Ribeiro, expoente socióloga brasileira, é necessário retirar um problema do seu estado de invisibilidade para que ele possa ser solucionado. Com base nisso, percebe-se que as culturas africanas e afro-brasileiras são pouco retratadas, alcançando visões estereotipadas sobre elas. Dessa forma, cabe ao Estado solucionar o problema.
Portanto, vale ressaltar que os obstáculos para valorizar a história africana devem ser superados pelo Ministério de Educação, por intermédio de palestras semanais nas escolas, voltando-se para a representação devida das histórias africanas, a fim de romper com o ensino eurocêntrico no Brasil. Ademais, cabe ao Ministério de Cultura apresentar as visibilidades necessárias para a história africana por meio de eventos culturais, como peças teatrais. Assim, o conceito de Arendt será alcançado.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
No trecho "para a a valorização", corrija para "para a valorização". A proposta de intervenção carece de detalhamento sobre o meio ou agente. Sugira, por exemplo, que as palestras sejam ministradas por especialistas em cultura africana.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.