Em primeira análise, vale ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a desvalorização dessa cultura. Nesse sentido, a falta de conhecimento e divulgação dessas tradições acaba causando um processo de fossilização da memória. Essa conjuntura, segundo as idéias do filósofo contratualista John Locke, configura-se uma violação do "contrato social", já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de heranças indispensáveis como o passado afro-brasileiro, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fulcral apontar o processo de colonização como impulsionador desse apagamento. No período colonial brasileiro os povos originários eram escravizados pelos europeus, o que causou cicatrizes indeléveis na história africana. Diante de tal exposto, uma visão eurocêntrica foi construída nas crenças brasileiras e um preconceito com o legado negro foi estigmatizado, mesmo com a oficialização da Lei Áurea (lei que declarou o fim da escravidão no país) esse pensamento continuou até o mundo contemporâneo. Logo, é inadmissível continuar a perdurar esse cenário no Brasil.
Depreende-se, portanto, a necessidade de combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Governo -autoridade máxima do estado- por meio de investimentos na educação e amostras culturais, realize palestras e visitas a centros históricos, a fim de valorizar a cultura africana. Assim torna-se-á possível a criação de uma sociedade permeada com os elementos elencados na carta magna.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Erro de concordância em "se observa". Use "observam-se os desafios". Falta clareza no trecho "cultura inerente para todos", substitua por "acesso à cultura". Detalhe mais a proposta de intervenção, como o agente responsável.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.