Avatar do usuário
Por Afb23090023
Quantidade de postagens
#139114
A Constituição Federal de 1988, documento jurídico de maior importância do país, prevê em um de seus artigos o direito a cultura inerente para todos os cidadãos brasileiros. Conquanto, tal prerrogativa não se realiza com ênfase na prática quando se observa os desafios para a valorização da herança africana no Brasil, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante desse cenário, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Em primeira análise, vale ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a desvalorização dessa cultura. Nesse sentido, a falta de conhecimento e divulgação dessas tradições acaba causando um processo de fossilização da memória. Essa conjuntura, segundo as idéias do filósofo contratualista John Locke, configura-se uma violação do "contrato social", já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de heranças indispensáveis como o passado afro-brasileiro, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fulcral apontar o processo de colonização como impulsionador desse apagamento. No período colonial brasileiro os povos originários eram escravizados pelos europeus, o que causou cicatrizes indeléveis na história africana. Diante de tal exposto, uma visão eurocêntrica foi construída nas crenças brasileiras e um preconceito com o legado negro foi estigmatizado, mesmo com a oficialização da Lei Áurea (lei que declarou o fim da escravidão no país) esse pensamento continuou até o mundo contemporâneo. Logo, é inadmissível continuar a perdurar esse cenário no Brasil.
Depreende-se, portanto, a necessidade de combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Governo -autoridade máxima do estado- por meio de investimentos na educação e amostras culturais, realize palestras e visitas a centros históricos, a fim de valorizar a cultura africana. Assim torna-se-á possível a criação de uma sociedade permeada com os elementos elencados na carta magna.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
880
pontos
Desbloquear

    Erro de concordância em "se observa". Use "observam-se os desafios". Falta clareza no trecho "cultura inerente para todos", substitua por "acesso à cultura". Detalhe mais a proposta de intervenção, como o agente responsável.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

No dia 13 de janeiro de 2025, o presidente Luiz In[…]

Estigmas

Na série "American Horror Story" a perso[…]

Uso do Celular

"A educação é a arma mais poderosa que você p[…]

No filme americano “Elemental”, a comunidade do el[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.