Em primeira análise, vale ressaltar a débil ação do Poder Público presente na questão. Acerca disso, Thomas Hobbes, em seu livro “Leviatã”, defende que é obrigação do Estado promover meios que auxiliem o progresso do corpo social. No entanto, o governo permanece inerte em relação aos desafios para a valorização da herança africana no Brasil, negligenciando suas origens e tradições.
Ademais, a lacuna educacional ratifica a problemática. Segundo o pensador Paulo Freire "A educação não transforma o mundo. A educação muda as pessoas. As pessoas transformam mundo". Sob essa perspectiva, nota-se a importância do ensino nas escolas sobre a valorização da herança africana no Brasil, afim de construir uma sociedade harmônica e livre de preconceitos que estão enraizados na sociedade.
Urge, portanto, que o problema seja dissolvido. Logo, o governo federal, órgão responsável pela administração em todo território nacional, deve investir em projetos sociais nas instituições educacionais, realizando palestras sobre o tema, com objetivo de atenuar antigos pensamentos que a sociedade acostumou-se a seguir. Dessa forma, os desafios para a valorização da herança africana no Brasil serão vencidos e a Utopia de More será alcançada.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
"Afim de" deve ser "a fim de". A proposta de intervenção precisa detalhar mais um elemento, como o meio. Reescreva trechos para maior clareza, como "acostumou-se a seguir", sugerindo alternativas específicas e práticas.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.