Avatar do usuário
Por JudsonSilva
Quantidade de postagens
#139135
Nos dias atuais, têm se discutido muito sobre "heranças ancestrais", como a valorização das culturas africanas no Brasil, segundo o Portal G1. Porém, o que se vê na prática são ataques a símbolos importantes para o povo preto como o Zumbi dos Palmares, Chica Manicongo, Dandara e outros. Diante disso, urge a necessidade de entender os porquês dessa disseminação de ódio e buscar meios de tornar notáveis e válidas a cultura desse grupo.

Certamente, o racismo que ocorre desde outrora, têm causado uma invalidação desses costumes. Porém, fica clara a sua contribuição na construção da sociedade, seja na literatura com o livro o "mulato", na culinária ou até na dramaturgia brasileira, como por exemplo a novela Chica da Silva, exibida pela Rede Globo. No século corrente, a reivindicação pela reparação histórica tem se intensificado cada vez mais, como fica estarrecido na música do cantor brasileiro, David, Eu Sou, onde ele declara o quão a sociedade embranquecida e elitizada tentam apagar o que as pessoas pretas fazem.

Com isso, é válido afirmar que o preconceito arraigado no corpo social têm influenciado muito esse não reconhecimento, além disso, a introdução desses assuntos em sala de aulas ainda são poucos, muitas vezes até vetados por governantes que se intitulam como "cidadão de bem", enquanto a corrupção ocorre solta, destacou o Jornal CNNBRASIL (CNN). Ademais, as vezes é preciso protestar para que essas mudanças aconteçam de forma significativa, pois, como Platão, filósofo grego disse: "o castigo daqueles que não fazem política é serem governados pelos maus".

Portanto, cabe ao Ministério da Educação, por meio de um Projeto de Lei (PL), introduzir nas escolas e espaços públicos, palestras que visem fazer conhecidos todos os saberes e costumes que veio da África e permanece até hoje. Tal ação, será ministrada por profissionais no tema abordado, e assim, ampliando essa discussão para a fim de obter uma maior notoriedade coletiva e uma devolução de narrativa, conforme o samba enredo da mangueira: "Brasil, meu nego deixa eu te contar a história que a história não conta".
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
720
pontos
Desbloquear

    Há erros de concordância verbal, como "têm se discutido" e "têm causado". Use conectivos para melhorar a coesão. Na intervenção, detalhe mais o agente ou o meio. Reescreva trechos confusos, como "como fica estarrecido na música".

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Enem

Desde os anos 2000, houve um crescimento vasto na […]

Em acordo com a Constituição Federal Brasileira pr[…]

A fome

Conforme estudos demográficos realizado pelo Insti[…]

No filme "Meus Quinze Anos", a personage[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.