Diante desse cenário,cabe ressaltar que a inéficacia da ação Governamental contribui para pouca visibilidade necessária á herança africana no Brasil,como a invisibilidade dessa cultura nos livros de história que enaltece sempre os portugueses como heróis e os africanos como escravos e inferiores.Nessa ótica,a antropóloga Lillia Schwarcz elaborou o termo "política de eufemismo",ou seja,determinados problemas tendem a ser suavizados,deixando de receber a devida visibilidade necessária. Nese viés,o Estado falha ao não garantir uma adequada condição de cultura e representatividade africana na sociedade brasileira,o que afeta negativamente a cultura africana no Brasil. Visto que,a falha Governamental torna-se um obstáculo para a superação dessa problemática.
Além disso,o déficit educacional é mais um dos fatores que agravam esse impasse.Nesse sentido,tendo em vista a falta de conhecimento e de implementação nas escolas sobre a herança africana que resulta na exclusão dessa cultura,afetando negativamente indivíduos que se apropriam dessas heranças que cria suas identidades a partir delas,e não tendo esse conhecimento cultural se tem a desvalorização e também a vulnerabilidade à preconceitos,e a escola como sendo um ponto de apoio ajudará a ter esse reconhecimento e valorização da herança africana no Brasil.Como afirma o educador e filósofo Paulo Freire "se a educação sozinha transforma a sociedade,sem ela tão pouco uma sociedade muda".Assim,o déficit educacional fere uma integridade e uma cidadania plena.
Torna-se evidente,dessa forma a necessidade de superar os desafios supracitados a respeito da valorização das heranças africanas no Brasil. Para isso,o Governo Federal mais especificamente o Ministério das Comunicações deve promover campanhas de conscientização sobre a herança africana,como são suas técnicas,tradições e cultura ao todo.Ademais,cabe ao Ministério da Educação desenvolver na grade curricular dos alunos pautas de heranças africanas dando conhecimento e valorização a cultura,afim de ter uma sociedade igualitária e uma cidadania.Logo,a frase de Hannah Arendt não se adequará na sociedade brasileira.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Erros gramaticais como "invisibilidade dessa cultura nos livros de história que enaltece" deveriam ser corrigidos para "enaltecem". Conectivos ausentes em algumas transições. Detalhar mais a ação na proposta de intervenção.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.