Avatar do usuário
Por Dedax12
Quantidade de postagens
#139169
A Constituição Federal de 1988 afirma que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros o acesso ao estudo e valorização de diversas culturas, incluindo a negra. No entanto, percebe-se uma falha na garantia desse direito, o que, além de grave, torna-se um problema inconstitucional. Nesse sentido, em uma análise profunda, podemos apontar como fatores preponderantes para a existência desse fato o preconceito praticado e a falta de educadores especializados no assunto. Portanto, é preciso que medidas sejam tomadas para alterar essa situação que compromete o bem-estar da nossa sociedade.

Convém ressaltar, a princípio, que o julgamento feito pelas pessoas é um fator determinante para a persistência do problema. Essa realidade ecoa a tese presente no livro Cidadão de Papel, de Gilberto Dimenstein, escritor e jornalista brasileiro, pois, segundo a obra, no Brasil as leis existem, mas não são efetuadas na prática, principalmente no que tange aos direitos das minorias e dos mais frágeis. Sob essa perspectiva, o direito ao conhecimento dentro de instituições é claramente desrespeitado, embora esteja garantido no nosso maior ordenamento jurídico, haja vista que o racismo feito por algumas alas sociais não é combatido fortemente, sem ter leis rígidas para punir aqueles que a desrespeitarem.Nesse sentido, essa situação colabora para que ocorra diversos casos de intolerância. Como consequência, a herança negra não será bem vista pela sociedade.

Além disso, cabe pontuar que a ausência de professores que abordem o assunto é um forte empecilho para a resolução do impasse. Esse fenômeno destoa da ideia do Imperativo Categórico elaborada por Immanuel Kant, filósofo prussiano, segundo a qual os indivíduos devem ser tratados não como coisas que possuem valor, mas como pessoas que têm dignidade. Nesse sentido, a escassez de profissionais que incentivem a valorização da pessoa negra é um flagrante desrespeito à condição de dignidade do brasileiro, haja vista que foram os povos africanos que contribuiram para grande parte da identidade brasileira,seja pelo trabalho honesto, cultura ou tradição.Por fim, isso gera a diminuição de conhecimento da população em relação a este povo.

Evidencia-se, portanto, que a intolerância direcionada à negritude é um obstáculo para a consolidação de uma nação justa. Por conseguinte, cabe ao Governo Federal realizar palestras, por meio do Ministério da Igualdade Racial a fim de que as pessoas tenham plena consciência da grandiosidade desse povo,e vê-los igualitariamente. Além disso, é fundamental que o Estado invista na criação de bolsas de estudo, através do Ministério da Educação, com o objetivo de capacitar pessoas sobre o assunto. Feito isso, a sociedade brasileira verá o direito ao conhecimento sobre nossas origens garantido pela Constituição como uma realidade.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
880
pontos
Desbloquear

    Erros de pontuação e concordância, como "colabora para que ocorra diversos casos". Sugiro "colabora para que ocorram diversos casos". Falta de conectivos em alguns trechos. Proposta possui os elementos, mas carece de detalhamento.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Sua nota final foi 400. 560+ 240= 800÷2= 400

A Constituição Federal de 1988, no Art. 5°, assegu[…]

A Constituição Federal assegura, a todos os cidadã[…]

Obrigado

JoaoPedro72 Felipe082 Oi pessoal, hoje sai[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.