Em uma primeira análise, cabe ressaltar a ausência de medidas governamentais para proporcionar a valorização da herança africana. Nesse sentido, é possível perceber que as atividades culturais e religiosas africanas, como rodas de capoeira e terreiros religiosos ainda são vistos como problemas pela sociedade branca, podendo gerar situações de preconceito e intolerância religiosa. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo John Locke, configura-se como uma violação do contrato social, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a igualdade.
Ademais é fundamental apontar a desvalorização dos grandes ídolos negros como impulsionador da dificuldade dessa desvalorização. O Globo Repórter exibiu no dia 01 do 11 de 2024 uma reportagem sobre Machado de Assis, um escritor negro que foi um dos maiores do Brasil e como sua história pode inspirar jovens negros. Entretanto, nas escolas, a história africana é resumida a escravização e ídolos como Machado de Assis não são vistos com frequência.
Compreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Educação promova palestras nas escolas, a fim de exaltar os movimentos religiosos e culturais afro-brasileiros e seus grandes ídolos como Machado de Assis. Assim, crianças negras se sentiram representadas e as outras compreenderam a cultura africana, compartilhando com seus responsáveis, deste modo, a cultura africana começará a ser valorizada e respeitada.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Erros gramaticais incluem "seu seu" e uso incorreto de conjunções. Reescreva como "prevê em seu artigo". Conectivos ausentes deixam a coesão fraca. Na proposta, detalhar mais o meio, como "através de parcerias com ONGs".
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.