Avatar do usuário
Por gabiolvr
Quantidade de postagens
#139177
A Constituição Federal de 1988 assegura que todos os cidadãos possuêm direito à igualdade e educação, porém, nota-se que no contexto atual esta garantia não está sendo cumprida adequadamente, pois, caminhos ainda precisam ser traçados para promover os desafios para a valorização da herança africana no Brasil. Logo, é essencial disseminar informações e promover o conhecimento sobre a comunidade africana, além de que é necessário que sejam tomadas medidas para eliminar o racismo e o preconceito do cotidiano e assim tornar a sociedade mais justa e equitativa para todos.

Em uma primeira análise, nota-se que o preconceito com a população afrodescendente está diretamente ligado a falta de inclusão dos negros no âmbito educacional, social e político, tornando assim os direitos de um negro significativamente menores que os de um branco; essa comparação fica ainda mais discrepante quando leva-se em consideração a religião, sexualidade e as condições socioeconômicas do indivíduo. "A inclusão acontece quando se convive com as diferenças não com as igualdades.", a afirmação de Paulo Freire diz que para que todos sejam iguais perante a lei, as diferenças devem ser aceitas para que a inclusão seja consolidada na sociedade.

Ademais, a falta de aprofundamento nas escolas sobre a herança africana, dificulta que as demais esferas da sociedade reconheçam sua importância na cultura brasileira. De acordo com Nelson Mandela, a educação é a arma mais forte de uma nação, ou seja, todos os conhecimentos que a nação carece sobre as matrizes africanas se deve principalmente a precariedade do sistema escolar. Com isso, o âmbito educacional deve ser reforçado para que as informações da população afrodescendente adentrem na sociedade, fortificando a diversidade cultural.

Portanto, para reverter o quadro de preconceito e desinformação, cabe ao Estado a criação e fiscalização de leis que assegurem a introdução da comunidade negra às esferas políticas e sociais, assim como ao Ministério da Educação que deverá promover nas escolas palestras para repassar os conhecimentos sobre as matrizes africanas; a mídia como disseminadora de informações deve também contribuir através de campanhas e movimentos digitais inclusivos. Assim a ordem será restaurada e a herança africana valorizada e preservada.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
800
pontos
Desbloquear

    O texto apresenta erros como "possúem" (correto é "possuem") e falta de vírgula após "Ademais". A proposta carece de detalhamento. Reescreva o trecho sobre a inclusão com mais clareza e conecte melhor as ideias no desenvolvimento.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

enem 2024

No livro "Brasil,País do Futuro", o auto[…]

No dia 13 de janeiro de 2025, o presidente Luiz In[…]

Estigmas

Na série "American Horror Story" a perso[…]

Uso do Celular

"A educação é a arma mais poderosa que você p[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.