Sob esse viés, é importante destacar, em primeiro plano, o problema com o Poder Estatal que não atende com a sua função social de garantir direitos iguais a todos os cidadãos. A Constituição Federal de 1988 diz que, "Todos são iguais perante a lei, sem a distinção de qualquer natureza". Em relação à isso, percebe-se que o Estado é ineficaz quando se trata de discriminação pela cor da pele, indo pela direção contrária da Constituição. Ao longo dos anos o racismo cem sendo uma questão muito difícil, tendo em vista o grande número de crimes e mortes relacionados ao racismo, e isso se dá pela falta de participação do Poder Estatal. Por consequência desse fator, as escolas públicas vem sendo local onde o racismo e o bullying mais prevalece.
Outrossim, é imperioso destacar, em segundo plano, o problema com as mídias digitais que se tornaram terra sem lei, onde qualquer tipo de crime ou preconceito não terá nenhuma advertência. Segundo a filósofa Hanna Arendt, "A essência dos direitos humanos é o direito em ter direitos". A frase da filósofa remete à ideia de todos terem os mesmos direitos, no entanto, nas mídias isso não se estabelece. Isso é notório com o baixo alcance que as campanhas contra o racismo vem tendo, campanhas de conscientização são ofuscadas por influencers postando coisas desnecessárias, ou por celebridades divulgando conteúdos que não favorecem para a divulgação de projetos contra o racismo.
Portando, é notável que são fundamentais a criação de alternativas para amenizar o impasse citado. Logo, o Ministério dos Direitos Humanos, responsável por garantir a equidade dos cidadãos, deve iniciar projetos de conscientização por meio das escolas públicas e nas redes sociais, a fim de minimizar a discriminação racial no Brasil.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Erros gramaticais incluem "vem tendo" (deveria ser "vêm tendo") e "cem sendo" (correto seria "vem sendo"). A proposta de intervenção carece de detalhamento. Sugere-se especificar como as campanhas serão implementadas nas escolas.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.