Avatar do usuário
Por gargamel
Quantidade de postagens
#139247
O romance “Ensaio sobre a cegueira” retrata a invisibilidade de certos assuntos na sociedade. Para além da obra, a crítica de Saramago é verificada quanto aos desafios para a valorização da herança africana no Brasil. Nesse contexto, a entrave decorre devido não só do escasso debate sobre a temática, como também da lacuna educacional.
Nesse sentido, vale ressaltar que a ausência de discussões eficazes é um fator preponderante para a ocorrência desse problema social. Sob essa lógica, Habermas, insigne sociólogo alemão, em sua “Teoria da Ação Comunicativa”, afirma que o diálogo tem grande poder de transformação. Todavia, esse pensamento destoa da realidade brasileira, já que a falta de debates a respeito da valorização da cultura africana faz com que não exista uma mudança no comportamento social. Logo, se um legado de tradição for esquecido, e não passado de geração e geração, a identidade dos povos afro-brasileiros não será mais considerada a mesma.
Ademais, é válido destacar que a lacuna educacional também atua como um forte empecilho para a perpetuação da não valorização da herança afro-brasileira. Sob esse viés, de acordo com o professor Paulo Freire, “A educação é a base da sociedade”, no qual afirma que se um indivíduo possuir conhecimento suficiente, poderá mudar, transformar, e se destacar no âmbito social. Contudo, observa-se que pelo ensino frágil e professores incapacitados, a afirmação de Paulo Freire não se concretiza, tornando assim alunos alheios ao ensinamento da cultura africana e a história do passado.
Destarte, é imperativo que ações decisivas sejam feitas para mitigar os efeitos do silenciamento civil e da lacuna educacional. Portando, o Ministério da educação, em cooperação com as mídias, devem criar um projeto que vise espalhar conhecimento a respeito das heranças africanas do Brasil, deve ocorrer por meio de canais televisivos abertos e reportagens. Também, deve-se capacitar os núcleos gestores para que ensinem aos alunos, desde a infância, sobre a ancestralidade. Desse modo, os desafios na valorização da cultura afro-brasileira nãos se tornará um problema persistente, e a cegueira social deixará de ser um reflexo literário.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
880
pontos
Desbloquear

    Erros incluem "a entrave" (o entrave), "não só do escasso debate" (não só pelo escasso debate), e "nãos se tornará" (não se tornará). Melhore a coesão com conectivos mais claros, como "além disso". Detalhe mais a proposta de intervenção.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Enem

Desde os anos 2000, houve um crescimento vasto na […]

Em acordo com a Constituição Federal Brasileira pr[…]

A fome

Conforme estudos demográficos realizado pelo Insti[…]

No filme "Meus Quinze Anos", a personage[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.