Precipuamente, é necessário relembrar que o Brasil é um país extremamente miscigenado, o que significa que pelo menos uma parcela da população brasileira possui ascendentes de origem africana. Entretanto, como disse o físico Isaac Newton, "é mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito". Dito isso, apesar do Brasil ser um dos países com mais miscigenação do planeta, seu povo ainda vangloria majoritariamente o sangue europeu, os colonizadores portugueses, os brancos da alta classe. A persistência do menosprezo para com a raiz afro-brasileira tende a diminuir ainda mais o orgulho da própria linhagem.
Ademais, é imperativo ressaltar que o preconceito nas mídias também atrasa o ato de amenizar os empasses evidenciados. Nas redes, pesquisas de um estudo realizado por Preta Pariu puderam comprovar que pessoas negras influenciadoras possuem menor repercussão e visibilidade do que influenciadores brancos, mesmo possuindo conteúdo semelhante. Esses dados vêm para ressaltar o preconceito e o viés racial na sociedade contemporânea, que acaba por estigmatizar ainda mais a desigualdade racial no Brasil. Afinal, desde os princípios da humanidade, ser de uma etnia que não branca gera motivo para a exclusão de um indivíduo. Este fator faz com que pessoas de descendência africana sintam-se inferiores, o que também ocasiona problemas emocionais.
Desarte é imprescindível a efetivação de maneiras exequíveis desses problemas para o bom funcionamento da sociedade. É mister que o corpo estatal atenha-se a ações necessárias, como a realização de campanhas de conscientização nas escolas e municípios do país, a fim de propagar informações sobre a importância da miscigenação e das diferentes etnias em solo brasileiro. Com estas atitudes, os desafios para a valorização da herança africana no Brasil se atenuará.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Erros como "empasses" em vez de "impasses" e uso inadequado de "desarte". Sugiro reescrever a conclusão para maior clareza, por exemplo, "Assim, é crucial que o governo implemente campanhas educativas..." para melhorar coesão.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.