Em primeira plano, a ineficiência do poder público é preocupante. A teoria das instituições zumbis, de Bauman, critica a ineficácia das instituições na sociedade contemporânea. Tal fragilidade é notória no papel do Estado frente ao cuidado com as heranças africanas, visto que há uma falta de ações públicas que defendam e preservem os costumes desse grupo. Isso colabora para a perca de interesse da população.
Outrossim, outro fator influenciador é o silenciamento. Para Marilena Chauí, "a apatia social é uma forma de fazer política". Ou seja, é necessário responsabilizar a população que se cala perante a falta de zelo para com os legados africanos. Por exemplo, na Guerra do Paraguai, grande parte dos soldados brasileiros eram afro-descendentes, porém não são estes que ganham homenagens e são tidos como heróis. Assim, é necessário reverter essa apatia social, para atuar na questão.
Portanto, medidas devem ser tomadas. Para isso o governo deve criar uma agenda específica para a valorização das tradições africanas, por meio de uma lista de ações públicas, a fim de reverter a ineficiência em que se encontra e agir sobre a falta de discussão que impera. Tal ação pode, ainda, conter consultas para entender as reais necessidades da população. Dessa forma, será possível superar a cegueira em que Saramago falou.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Erros como "perca" devem ser corrigidos para "perda". Falta de conectivo em "Para isso o governo deve" pode ser melhorada com ", portanto, o governo deve". A proposta de intervenção carece de detalhamento.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.