Primeiramente, é importante destacar o papel do Estado na perpetuação da desvalorização da herança africana no país. Nesse viés,a Constituição Federal garante a todo morador o direito à livre expressão de suas culturas e crenças. No entanto, tal prerrogativa não é efetivada, haja vista os estereótipos e preconceitos que aflige a cultura africana, pois ao exporem publicamente seus costumes, sofrem ameaças tendo suas manifestações impedidas ou sabotadas. Fica visível, assim, que a falta de medidas provindas da máquina pública que garantam o pleno exercício da cidadania é um fator que perpetua o descaso.
Concomitantemente, a falta de multiculturalidade na narrativa histórica corrobora o preconceito. Nesse sentido, no livro ¨perigo de uma história única¨da escritora Chimamanda Ribeiro, é destacado que quando uma narrativa é exposta apenas por um lado, as pessoas passam a acreditar unicamente nessa realidade. De forma similar, a história africana brasileira sempre foram narradas pelos colonizadores brancos, estruturadas em didáticas carregadas de estigmas e preconceitos, criando um país leigo e ignorante no que cerne a história negra sobre sua própria cultura. Por isso, enquanto a história for narrada fora do seu lugar de fala, as crenças e conhecimentos africanos continuaram sendo desprivilegiados no âmbito nacional.
Portanto, medidas são necessárias para que não haja mais desafios na valorização da herança africana no Brasil. Dessa maneira, é imprescindível que o Estado garanta o direito a manifestações artísticas e religiosas afro-brasileiras , por meio da promoção de segurança nos eventos, com policiais capacitados, a fim de impedir crimes de ódio e vandalismos, objetivando difundir e valorizar a herança histórica do país. Ademais,é de suma importância que as narrativas sejam avaliadas e reescritas por pessoas capacitadas, com o fito de anular os estereótipos relacionados às crenças afro-brasileiras e promover a devida valorização e visibilidade. Somente assim, a cidadania caminhará para igualdade e harmonia de Thomas More.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Erros de concordância e pontuação, como "a negligência" e "aflige". Sugiro "à negligência" e "afligem". Falta de conectivos em algumas partes. Proposta bem articulada com todos os elementos.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.