Dessa forma, em primeira análise, a falta de debate é um desafio presente na problemática. Djamila Ribeiro afirma:" É preciso tirar uma situação da invisibilidade para promover melhorias ".Porém, há um silenciamento instaurado na questão,visto que pouco se fala sobre herança africana nas mídias de massa e na escola,oque agrava a desinformação sobre o tema. Então, urge tirar essa situação da invisibilidade, para atuar sobre ela como defende a pensadora.
Em paralelo, a priorização de interesses financeiros é um entrave no que tange ao problema. Para Baumam: "os valores da sociedade estão sendo colonizados pela lógica de mercado". Tal constatação é nítida nos desafios para a valorização da herança africana no Brasil, onde os governantes visam apenas os lucros, e tratam a cultura africana como algo supérfluo, deixada sempre em segundo plano. Logo, inverter a lógica e colocar os valores humanos como prioridade é urgente.
Portanto, é indispensável intervir sobre a questão. Para isso, o poder público deve investir em informação por meio da destinação de verbas, nas mídias de massa e na escola. Tal ação pode também ser divulgada por grandes perfis do Instagram, para que mais pessoas tomem conhecimento sobre a grande herança africana no Brasil. Também é preciso reverter o silenciamento no problema. Assim, vamos garantir os direitos de todos os indivíduos, como prevê a Declaração.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Erros como "oque" devem ser corrigidos para "o que". Falta de conectivos em algumas partes, como entre "mídias de massa" e "na escola". Detalhar mais a proposta de intervenção, especificando o agente ou o meio.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.