Em princípio, cabe analisar a maneira na qual a história afro-brasileira é tratada na educação brasileira. Nessa ótica, percebe-se que essa não retrata a história e cultura africana trazida ao Brasil pelos escravos no período colonial, mas mostra como foi o passado escravocrata. Para o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo. Nessa visão, deve-se ressaltar que, para a frase de Nelson ser verídica, a população deve ser educada de forma que a herança africana no Brasil seja valorizada e preservada.
Ademais, é válido ressaltar que, ainda na contemporaneidade, a desigualdade racial existente no Brasil é enorme. De acordo com o IBGE, mais de 50% da população brasileira é formada por pessoas pretas e pardas. Contudo, ao analisar os cargos políticos mais altos, nota-se que são compostos, em sua maioria, por pessoas brancas. Sob esse viés, nota-se que a população negra no Brasil é mal representada na política, de maneira que a herança africana não seja tratada como prioridade por grande parte dos candidatos eleitos.
Por fim, entende-se como os desafios para a valorização da herança africana no Brasil afetam o desenvolvimento da nação. Dessa forma, faz-se necessário que o Ministério da Educação modifique o plano de ensino, de maneira que esse trate sobre personalidades afro-brasileiras, a fim de preservar a cultura africana, da mesma forma, a mídia deve promover propagandas que mostrem a falta de representatividade no cenário político brasileiro. Somente assim a Constituição Federal será assegurada.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
A redação aborda bem o tema, mas falta detalhamento na proposta de intervenção. Sugere-se reescrever a conclusão para incluir ações específicas e agentes responsáveis. A coesão pode ser melhorada com conectivos mais variados.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.