Diante desse cenário, é necessário questionar a ausência do ensino da cultura afro-brasileira e suas raízes. Nesse sentido, as escolas ao oferecerem uma educação baseada apenas na visão europeia, reduzem à escravidão toda a história da população negra no país, esquecendo, por exemplo, suas crenças e costumes. Sob esse viés, o educador Paulo Freire afirma que se a educação não muda a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade se transformará. Seguindo o pensamento do patrono da educação brasileira, percebe-se que, sem o ensino adequado, toda uma cultura está fadada à estigmatização. Dessa forma, é de suma importância a inclusão do estudo do legado africano nas grades escolares.
Além disso, é crucial ressaltar o preconceito e a perseguição histórica como entraves para a valorização das heranças africanas. Nesse contexto, a música "A Maldição do Samba" do rapper brasileiro Marcelo D2, exalta a resistência cultural e caça sobre as mesmas. Ao longo da história brasileira, a desvalorização e a discriminação de práticas culturas, como o samba, e de personagens cruciais na construção do Brasil, como Luiz Gama, evidenciam a tentativa de fazer a população negra olhar para trás e não saber suas origens. Dessa maneira, é de extrema importância que existam mais artistas visando o enaltecimento de suas origens.
Portanto, é necessário que as escolas atuem juntamente aos órgãos competentes para que a herança africana seja valorizada. Para tal, o Ministério da Educação - responsável por assegurar um ensino de qualidade - deve inserir uma matéria específica sobre o tema, mediante mudanças na grade escolar, visando a devida aprendizagem da história da população negra e suas origens. Ademais, cabe aos artistas brasileiros exaltar a cultura africana e o seu legado no país, através da produção de músicas, filmes e séries que façam com que os afro-brasileiros tenham seus séculos de história lembrados, diferentemente da obra japonesa.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Erros gramaticais como "houveram" (deve ser "houve"). Falta de conectivos em algumas transições. A proposta de intervenção possui os elementos, mas carece de detalhamento. Sugiro reescrever trechos para maior clareza e coesão.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.