Avatar do usuário
Por cgfla
Quantidade de postagens
#139385
No anime "One piece", é retratada a história do "Século Perdido", um período histórico apagado propositalmente pelo Governo Mundial, com o intuito de erradicar a cultura e as heranças culturais de um antigo povo. De maneira análoga à ficção, houveram no Brasil diversas tentativas de apagamento da herança africana, resultando na desvalorização da mesma. Dessa forma, infere-se que a problemática é perpetuada, em especial, devido à carência de ensino adequado e ao preconceito histórico.
Diante desse cenário, é necessário questionar a ausência do ensino da cultura afro-brasileira e suas raízes. Nesse sentido, as escolas ao oferecerem uma educação baseada apenas na visão europeia, reduzem à escravidão toda a história da população negra no país, esquecendo, por exemplo, suas crenças e costumes. Sob esse viés, o educador Paulo Freire afirma que se a educação não muda a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade se transformará. Seguindo o pensamento do patrono da educação brasileira, percebe-se que, sem o ensino adequado, toda uma cultura está fadada à estigmatização. Dessa forma, é de suma importância a inclusão do estudo do legado africano nas grades escolares.
Além disso, é crucial ressaltar o preconceito e a perseguição histórica como entraves para a valorização das heranças africanas. Nesse contexto, a música "A Maldição do Samba" do rapper brasileiro Marcelo D2, exalta a resistência cultural e caça sobre as mesmas. Ao longo da história brasileira, a desvalorização e a discriminação de práticas culturas, como o samba, e de personagens cruciais na construção do Brasil, como Luiz Gama, evidenciam a tentativa de fazer a população negra olhar para trás e não saber suas origens. Dessa maneira, é de extrema importância que existam mais artistas visando o enaltecimento de suas origens.
Portanto, é necessário que as escolas atuem juntamente aos órgãos competentes para que a herança africana seja valorizada. Para tal, o Ministério da Educação - responsável por assegurar um ensino de qualidade - deve inserir uma matéria específica sobre o tema, mediante mudanças na grade escolar, visando a devida aprendizagem da história da população negra e suas origens. Ademais, cabe aos artistas brasileiros exaltar a cultura africana e o seu legado no país, através da produção de músicas, filmes e séries que façam com que os afro-brasileiros tenham seus séculos de história lembrados, diferentemente da obra japonesa.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
880
pontos
Desbloquear

    Erros gramaticais como "houveram" (deve ser "houve"). Falta de conectivos em algumas transições. A proposta de intervenção possui os elementos, mas carece de detalhamento. Sugiro reescrever trechos para maior clareza e coesão.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Com base no livro ''A cor Púrpura'' que é retratad[…]

Redação

Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humano[…]

A Constituição Federal, promulgada em 1988, asseg[…]

A Fome no Brasil

No que concerne à fome no Brasil é um problema não[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.