Diante desse cenário, é preciso debater, de modo mais detalhado, o comportamento coletivo, diante da temática em evidência. Conforme o filósofo Pierre Bourdieu, "não há democracia efetiva sem um verdadeiro crítico". Sob tal perspectiva, o Estado hodierno, mostra passividade e uma postura apática, que destoa do progresso Bourdieuseano. Sob essa lógica, o legado histórico foi um marco estrutural e atemporal, que revolucionou o território brasileiro em vários aspectos, como na música, arte, dança, comidas típicas, que por essência é diversa culturalmente. Entretanto, os africanos que vieram no período escravocrata, enfrentavam barreiras, como a discriminação, o racismo, a desigualdade social, a violência, que impulsionou na exclusão social, porém, existem problemas que impossibilitam o enredo da problemática.
No entanto, a Constituição Federal em 1988, vigente assegura direitos fundamentais para democracia e vida digna de seus cidadãos. Seguindo essa lógica, a falta de atuação do governo no sistema educacional intensifica em um aprendizado fragilizado, uma vez que, não adotam tais condutas para sanar esse problema, onde propagam imagens de pessoas negras, ao invés de proporcionar a verdadeira identidade brasileira. Todavia, a inoperância estatal corrompeu a sociedade, negligenciando a educação e apagando o legado histórico.
Portanto, é fulcral pontuar, que segundo Thomas Hobbes, "É dever do estado garantir o bem-estar social", ou seja, o governo precisa tomar atitude para mitigar e sanar essas adversidades, com programas institucionais, campanhas de conscientização, palestras escolares, visando em um ensino de aprendizagem baseado na cultura afro-brasileira. Dessa forma o pensamento de Thomas More e Thomas Hobbes, será concretizado, onde o caos instalado será mitigado e afastado da sociedade, e o país progrediria de forma próspera e harmônica, como a Constituição prevê.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Erros gramaticais como uso inadequado de vírgulas ("visto que, os"), concordância verbal ("apresenta barreiras"). Reescreva para clareza e coesão, por exemplo, "os desafios apresentam barreiras". Proposta de intervenção carece de detalhamento.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.