Avatar do usuário
Por amandasants
Quantidade de postagens
#139459
"Ensaio sobre a cegueira" retrata a invisibilização de certos problemas da sociedade. Na realidade brasileira, a crítica de José Saramago é verificada nos desafios enfrentados para a valorização da herança africana no Brasil que é um empecilho vivenciado por os indivíduos, na qual ainda sofrem pela desvalorização da sua cultura, em relação às falsas informações que são divulgadas. Com isso, emerge um problema sério, em virtude da negligência governamental e da desigualdade social.

Precipuamente, é fulcral pontuar que a não valorização deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne à criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido à falta de atuação das autoridades públicas, a negligência governamental contribui negativamente para o ampliamento do desafio, tendo em vista que o governo não oferece recursos necessários para que a sociedade compreenda o assunto com clareza. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.

Ademais, é imperativo ressaltar a desigualdade social como promotor do problema. De acordo com Djamila Ribeiro, o primeiro passo a ser dado para solucionar uma questão é tirá-la da invisibilidade. Partindo desse pressuposto, a invisibilização sofrida pelos indivíduos faz com que as suas crenças e costumes sejam vistas com preconceito pelas pessoas que os cercam, devido ao fato de que fatos históricos, como a escravidão, bem como a cor da pele contribuam para esse empasse. Dessa forma, a falta de igualdade entre os cidadãos contribui para esse quadro deletério.

É evidente, portanto, que ações concretas devem ser aplicadas para enfrentar esse desafio. Com isso, o Governo Federal, encarregado de promover o bem-estar social e organizar o Estado, deve, juntamente com a sociedade dar mais importância à herança africana mediante à organização de palestras nas escolas e comunidades, bem como à criação de leis que penalizem as pessoas que destratam tais culturas, tendo como objetivo a diminuição da escassez vivenciada. Assim, será possível superar a cegueira social de que Saramago falou.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
800
pontos
Desbloquear

    A redação apresenta erros como "por os indivíduos" que deve ser "pelos indivíduos", e "empasse" que deveria ser "impasse". No desenvolvimento, a argumentação é boa, mas há repetição de ideias. Sugiro reescrever o trecho para evitar redundâncias. Na competência de coesão, faltam conectivos em algumas partes para melhorar a fluidez entre frases. A proposta de intervenção está bem estruturada, mas falta detalhamento nos elementos apresentados.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Enem

Desde os anos 2000, houve um crescimento vasto na […]

Em acordo com a Constituição Federal Brasileira pr[…]

A fome

Conforme estudos demográficos realizado pelo Insti[…]

No filme "Meus Quinze Anos", a personage[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.