Avatar do usuário
Por InfiresAngel
Quantidade de postagens
#139503
Desde o início da era colonial no Brasil, a cultura dos povos africanos foi injustamente apagada pelos colonizadores, que induziram esses indivíduos a mudarem seus costumes, tradições, práticas religiosas e suas línguas maternas, desrespeitando sua característica alteridade de suas identidades. Tal forma de violência contribuiu para perpetuar o preconceito e a desvalorização presentes nas lutas dessas pessoas por reconhecimento até os dias atuais.
A hegemonia racial e cultural na sociedade brasileira fomenta o empecilho que circunda o reconhecimento da cultura africana, que diversas vezes é desvalorizada pela própria parcela da população que possui essa descendência. O conceito de "alienação racial", desenvolvido pelo sociólogo Frantz Fanon, evidencia claramente tal situação, na qual um indivíduo adquire e expressa concepções negativas sobre sua própria raça em decorrência do ambiente racista no qual está inserido.
A auto-aceitação da pessoa negra a respeito da sua identidade e tradições é um passo primordial para a luta pelo reconhecimento cultural que enfrentam diariamente no espaço brasileiro. Tal ideia pode ser observada no curta-metragem brasileiro "Kbela", que representa mulheres pretas em situações difíceis de auto-aceitação como consequência do impacto do racismo estrutural sobre seus corpos. Percebe-se, então, que a consciência dessas pessoas sobre a beleza e a vastidão da própria cultura é imprescindível para que as demais as respeitem e contribuam para a sua valorização.
Visando combater o esquecimento e a desvalorização da cultura africana no país, é dever do Ministério da Cultura a criação de projetos sociais que impulsionem o reconhecimento desta e, justamente com o Ministério da Educação, desenvolver práticas educacionais que possuam como objetivo apresentar aos estudantes a variedade e a magnitude das tradições e raízes africanas e como merecem ser valorizadas pela população brasileira.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
920
pontos
Desbloquear

    Na Competência 1, a redação apresenta alguns erros como "auto-aceitação" que deve ser escrito sem hífen, ou seja, "autoaceitação". Na Competência 5, a proposta de intervenção inclui os quatro elementos necessários (agente, ação, meio e finalidade), mas carece de detalhamento. Sugere-se especificar como os projetos sociais seriam implementados ou dar exemplos concretos de práticas educacionais. A organização do texto é clara e coerente com o tema proposto.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Desde 1500, época do descobrimento do Brasil, que […]

Desmatamento na Amazônia

As mudanças que ocorrem entre o século XVI e XX[…]

Discute-se frequentemente como a inclusão é necess[…]

A obra "O grito", do pintor norueguês Ed[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.