Precipuamente, é fulcral pontuar a inoperância dos setores governamentais em relação à falta de valorização da cultura africana no território brasileiro. Para o pensador Thomas Hobbes, o estado é responsável pelo bem-estar da população, entretanto, não é isso que tem acontecido, visto que, devido à falta de interesse do poder público em criar projetos que incluam e espalhem a história da África, as raízes de sua cultura têm desaparecido, causando a escassez do conhecimento histórico do povo brasileiro. Diante disso, é importante que medidas sejam tomadas por parte do governo.
Ademais, a lacuna educacional é uma grande promotora do problema. De acordo com o escritor Ariano Suassuna, perante a injustiça secular, o Brasil se dividiu em duas vertentes: a dos favorecidos e a dos despossuídos. De maneira análoga, a população afro-descendente se encontra em desvantagem educacional, derivada do preconceito racial e a marginalização de seus costumes. Desse modo, tendo como consequência o baixo acesso, tendo como consequência o baixo acesso a recursos básicos, como a educação escolar, a disseminação da cultura de seus antepassados se torna mais dificultosa. Faz-se mister que atitudes sejam tomadas a fim da mudança desse cenário deletério.
Conclui-se, portanto, que o poder estatal deve tomar atitudes a favor da erradicação desse empecilho. Perante a isso, cabe ao governo realizar a implantação de projetos que incluam palestras publicitárias e campanhas de conscientização nas escolas, assim como deve ser feito o envio de verbas aos órgãos públicos responsáveis pela herança da cultura africana, com o objetivo de que as informações sejam distribuídas de forma correta aos cidadãos. Destarte, dada à luz da perspectiva de Thomas, o Brasil poderá alcançar a realidade de Utopia.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Principais erros incluem a concordância verbal em "os desafios para a valorização da herança africana no Brasil é", que deve ser corrigida para "são". A frase "tendo como consequência o baixo acesso, tendo como consequência o baixo acesso" está repetitiva; sugere-se eliminar uma das repetições. Na Competência 5, embora todos os elementos estejam presentes, falta detalhamento sobre a implementação dos projetos propostos pelo governo.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.