Atualmente na sociedade brasileira não se fala tanto quanto deveria sobre a desvalorização de culturas africanas. Apesar de ser uma situação que constantemente discrimina os descendentes de africanos presentes na população esse assunto não é tão abordado por que quando situações que seriam surpreendentes em coisas normais que não chamam a atenção das pessoas, como disse Hannah Arendt. Para ser possível diminuir a quantidade de casos de desrespeito com as heranças africanas é necessário tirá-lo da invisibilidade e demonstrar que não são situações comuns e que merecem a devida atenção.
“O primeiro passo para resolver um problema é tirá-lo da invisibilidade” como diz Djamila Ribeiro, para que seja percebida a existência do problema. O filósofo Immanuel Kant uma vez disse “O homem é o que a educação faz dele”, trazendo a fala para essa situação uma das formas de gerar a valorização da herança africana é com a educação. Ensinando a importância dessa herança e acabando com possíveis crenças existentes nos ambientes sociais em que aquela pessoa vive pois de acordo com Émile Durkheim “As pessoas internalizam crenças presentes nos ambientes sociais de seu convívio”, possivelmente as pessoas que tem certas crenças sobre a herança africana nem sabem que tem, apenas internalizam o que lhes foi dito.
Desta forma é possível que com mudanças educacionais a valorização da herança africana no Brasil aumente com uma implementação na Educação. Para que as mudanças sejam possíveis é necessária a implementação de assuntos sobre a herança cultural africana na grade curricular, essa ação vinda do Ministério da Educação com o objetivo de conscientização seria ideal. Assim que os desafios para a valorização da herança africana no Brasil forem vencidas teremos uma sociedade mais parecida com a prevista na obra “Utopia”.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
A redação apresenta erros gramaticais, como "tem" em vez de "têm" e uso inadequado de vírgulas. Sugere-se revisar a concordância verbal e pontuação. O texto aborda o tema, mas falta profundidade na análise dos desafios enfrentados pela herança africana no Brasil. A transição entre ideias é confusa; conectivos mais claros ajudariam. Na proposta de intervenção, todos os elementos estão presentes, mas carecem de detalhamento sobre a implementação prática das medidas sugeridas.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.