A princípio, é imperioso notar que a indiligência do Estado potencializa esse desafio. Esse contexto de inoperância das esferas do poder exemplifica a teoria das "instituições zumbis", do sociólogo Bauman, que as descreve como presentes na sociedade, todavia, sem cumprirem sua função social com eficácia. Sob essa ótica, percebe-se que a questão da valorização da herança africana é frequentemente colocada em último plano, postura que fomenta a cultura da invisibilidade acerca do assunto. Assim, a persistência dessa postura negligente atrapalha a resolução do impasse e compromete infelizmente o bem-estar dos cidadãos.
Ademais, convém salientar que segundo o filósofo Pierre Bourdieu, "o que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão". Nesse contexto, descortina-se que a mídia, em vez de promover conhecimento sobre a desvalorização para à população, influencia na falta de debates, já que nas comunicações sociais não há referências para essa comunidade. Consequentemente, a sociedade não terá participação ativa e embasamento nas discussões, gerando, déficit no exercício da cidadania. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Portanto, fica evidente que para esse empecilho ser resolvido, o Governo Brasileiro, por meio do Ministério das Comunicações, deverá criar campanhas educativas tanto no espaço físico como no virtual, elaborando propagandas em panfletos, rádios, televisões, redes sociais e em transportes. Desse modo, essas medidas tem o intuito de combater o descaso e o silenciamento, e minimizar consequentemente os desafios para a valorização da herança africana no Brasil. Espera-se assim, que os sofrimentos emocionais retratados por Munch delimitem-se apenas ao plano artístico.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
A redação apresenta erros como o uso indevido de vírgula em "observa-se que, dezenas de indivíduos" e "déficit no exercício da cidadania." Sugere-se reescrever para "observa-se que dezenas de indivíduos" e "gerando déficit no exercício da cidadania." Na Competência 4, a coesão poderia ser melhorada com conectivos. Por exemplo, substituir "Ademais" por "Além disso,". A proposta de intervenção carece de detalhamento nos elementos apresentados.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.