Avatar do usuário
Por Annapereira
Quantidade de postagens
#139583
"Desafios para a valorização da herança africana no Brasil"
No que se refere a formação da população brasileira, desde 1500, após a descoberta e a colonização, é um povo miscigenado. Logo, formado por seus nativos, europeus, portugueses, africanos e dentre outros povos. Somos a evolução desse processo histórico e portanto vivemos, carregamos e temos traços, valores, costumes ainda refletidos desses povos. No nosso contexto social percebemos a desvalorização da herança africana - marcada principalmente pelo preconceito racial, social e econômico.

A história da humanidade é a história da luta de classes. O povo descendente de africanos que habitam aqui há anos enfrentam essa luta. Buscam igualdade dentro da sociedade, no trabalho, no ensino público e etc. Além disso, lutam para manter suas convicções religiosas, suas culturas, seus costumes. Direitos esses que estão sendo negligenciados ou relativizados por uma sociedade que em sua maioria esmagadora carrega consigo um pseudo de auto suficiente. E, portanto, esquecem que esse povo foi fundamental lá atrás para a nossa formação e não podemos negligenciá-los.

Portanto, analisando o nosso meio físico e social carregamos traços, costumes e tradições desse povo. E não reconhecemos que são de origem africana. Isso acontece principalmente pela desvalorização dessa cultura dentro da nossa sociedade. Não tem políticas públicas nem movimentos que digam a esses cidadãos que, por exemplo, o candomblé é de origem africana e que precisamos valorizar essa herança. Valorizar por que faz parte da nossa história e é a identidade cultural e religiosa de uma grande parcela da nossa comunidade. Logo, tem um impacto na vida de várias pessoas e merece uma atenção especial.
Esse cuidado em valorizar essa herança é uma forma de retribuir e ser grato a esse povo que nos serviu por décadas. Um grupo que não tinham direitos e foram submetidos a trabalho escravo. Portanto, temos esse dever moral para com a tradição africana dentro do nosso País. Valorizar essa herança passada de geração em geração para construir uma nação forte, soberana e que transcenda passado, presente e futuro.
Por fim essa desvalorização ocorre no nosso meio social e é fruto de políticas sociais rasas e de uma sociedade cada vez mais hipócrita. É necessário políticas de inserção dessa cultura nas grades de ensino público e isso é dever do poder público. Associado a isso é preciso que medidas sejam tomadas no ambiente de trabalho, por meio da valorização dos profissionais. Plena igualdade no acesso ao ensino. Respeito a religião, a cultura. Enfim, valorizar de forma plena , pois é uma forma de retribuir e ser grato ao povo africano por tudo que fizeram por nós.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
680
pontos
Desbloquear

    A redação apresenta erros como "a formação" sem crase e "pseudo de auto suficiente", que deve ser "pseudossuficiente". Sugiro reescrever trechos confusos, como "povo que nos serviu por décadas", para evitar conotação negativa, substituindo por "contribuiu significativamente". Faltou detalhamento na proposta de intervenção; poderia incluir exemplos específicos de políticas públicas e ações no ambiente profissional. Conectivos entre parágrafos poderiam ser mais variados para melhorar a coesão.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

enem 2024

No livro "Brasil,País do Futuro", o auto[…]

No dia 13 de janeiro de 2025, o presidente Luiz In[…]

Estigmas

Na série "American Horror Story" a perso[…]

Uso do Celular

"A educação é a arma mais poderosa que você p[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.