Em uma primeira análise, fica clara a ineficiência do poder público em relação à relativização do patrimônio negro em âmbito nacional. Segundo o filósofo Thomas Hobbes, em sua obra "O Leviatã", é dever do Estado atuar em prol do corpo social. Entretanto, tal aparato institucional é ineficiente, uma vez que o Estado falha na implementação de políticas públicas que consolide a herança afro-brasileira além da visão escravocrata, uma vez que tal período perpetuou-se por três séculos, o que ocasionou o apagamento da diversidade cultural oriunda dos povos originários do continente africano. Assim, é mister que o problema seja resolvido.
Ademais, a apatia da sociedade acerca do paradigma contribui para que ele permaneça. Segundo o conceito de "banalidade do mal" da filósofa alemã Hannah Arendt, devido a um processo de massificação ao qual foram submetidos, os indivíduos foram moldados a naturalizar as mazelas circundantes. Sob esse viés, é possível relacionar a visão da estudiosa com o contexto da desvalorização da herança afro-brasileira, uma vez que, por estar profundamente consolidada na sociedade, a visão etnocêntrica foi naturalizada, não havendo uma mobilização popular em favor da transformação dessa realidade. Dessa forma, nota-se como é urgente a resolução do panorama.
Por fim, o governo federal - instância máxima de administração executiva - deve atuar a favor da população por meio de uma legislação mais robusta que resgate e consolide a identidade afro-brasileira a fim de promover o legado histórico. Cabe, ainda, ao Ministério da Educação juntamente aos núcleos escolares a conscientização - como medida preventiva - dos alunos acerca dos desafios e a importância da valorização da cultura negra a fim de impedir a banalização da visão eurocêntrica. Dessa forma, o Estado irá cumprir seu papel para com a sociedade, bem como promover justiça social, conforme defendia o filósofo Thomas Hobbes.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
A redação apresenta alguns erros gramaticais, como a falta de concordância verbal em "consolide" que deveria ser "consolidam". No trecho "Cabe, ainda, ao Ministério da Educação juntamente aos núcleos escolares", o uso correto seria "juntamente com os núcleos escolares". Para melhorar a proposta de intervenção, poderia detalhar o papel dos agentes envolvidos. No geral, o texto é bem estruturado e coerente com argumentos sólidos e conectivos adequados.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.