Avatar do usuário
Por fernandaluna
Quantidade de postagens
#139639
O escritor Lima Barreto teve a sua ancestralidade africana apagada pela história e teve seus feitos como autor desconhecidos por ser negro. No atual contexto brasileiro, percebe-se que a população tem dificuldades em valorizar a cultura africana e em reconhecer figuras como Lima Barreto. Nota-se que os desafios a serem superados estão ligados ao racismo na sociedade e nas escolas.
Indubitavelmente, percebe-se que o racismo na sociedade é uma questão que contribui com a desvalorização da herança africana. Convém lembrar que, para o psiquiatra Frantz Fanon, o processo de colonização desumaniza os negros. Visto isso, no contexto brasileiro, o homem branco escravizou o africano de maneira violenta, o que fez com que muitos negros tivessem suas identidades e cultura silenciadas. Nesse sentido, é comum que muitos cidadãos vejam representações negras de modo negativo, porque o racismo moldou a mentalidade brasileira.
Ademais, vale salientar que existe pouco esforço das escolas para preservar a africanidade. Sob esse viés, o pensador Pierre Bourdieu observa que nas escolas tradicionais, as ideias vindas da elite são mais transmitidas aos alunos. Sendo assim, isso contribui para indivíduos sem criticidade e distanciados de sua ancestralidade. Desse modo, muitas crianças negras não compreendem as tradições e legados africanos, já que esses conhecimentos são negligenciados.
Portanto, para que a problemática seja contornada, algumas medidas devem ser tomadas. Cabe ao Ministério da Educação informar as pessoas por meio de palestras, que ocorrerão em escolas públicas, sobre a importância de valorizar a herança africana, a fim de repassar aos cidadãos os grandes feitos e lutas dos africanos. Cabe também ao Ministério da Educação informar as crianças em idade escolar por meio de cartilhas educativas sobre as representatividades africanas do Brasil, visando criar indivíduos mais educados. Assim, seguindo as medidas, a realidade se distanciará do que Lima Barreto sofreu e a herança africana será mais valorizada no Brasil.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
960
pontos
Desbloquear

    O texto demonstra domínio da norma-padrão, sem erros gramaticais significativos. A introdução apresenta bem o tema e o desenvolvimento argumentativo é coerente, utilizando referências como Frantz Fanon e Pierre Bourdieu para reforçar a argumentação. No entanto, a proposta de intervenção poderia ser mais detalhada; por exemplo, especificar quais conteúdos seriam abordados nas cartilhas educativas ou como as palestras seriam organizadas para maximizar seu impacto.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Segundo a Constituição Federal, o direito a segur[…]

Desde 1500, época do descobrimento do Brasil, que […]

Desmatamento na Amazônia

As mudanças que ocorrem entre o século XVI e XX[…]

Discute-se frequentemente como a inclusão é necess[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.