Avatar do usuário
Por stherhttps
Quantidade de postagens
#139642
A Constituição Federal de 1988, norma de maior hierarquia do sistema jurídico brasileiro, em seu artigo 3º, assegura o desenvolvimento nacional. No entanto, quando se observa os desafios para a valorização da herança africana no Brasil, percebe-se que tal prática está longe de ser consumada. Logo, surgem como causas a desigualdade social e a negligência governamental.

Nessa perspectiva, pontua-se a disparidade econômica como influente no revés. A esse respeito, o escritor Ariano Suassuna, defende a existência de uma injustiça secular capaz de dividir a nação brasiliana em duas vertentes: as dos favorecidos e a dos despossuídos. Sob essa lógica, o grupo dos despossuídos não é detentor do poder aquisitivo que permita o acesso a materiais que contenham informações referente a cultura afro-brasileira, o que por fim, ocasiona no desconhecimento dessas pessoas sobre suas origens e etnia, assim prevalecendo o racismo enraizado e estrutural nos seus espaços de convivência, como a comunidade e a escola. Dessa forma, necessitam-se de meios que amenizem a situação da população vitima dessa problemática.

Além disso, evidencia-se a omissão governamental como agente causador do problema. A título de exemplo, Émile Durkheim, renomado sociológico francês, afirma que é dever do estado gerenciar questões relacionadas ao progresso coletivo. A máxima do intelectual, todavia, destoa da realidade, fato que se materializa na quantidade irrisória especialmente por parte do governo, de métodos que tenham o propósito de implementar conteúdos da cultura africana na Base Nacional Comum Curricular, e o fortalecimento de projetos que incentivem o aprendizado a essa temática no cotidiano escolar. Dessarte, enquanto a falha da máquina pública se mantiver em vigor, difícil será o enfrentamento desses entraves.

Portanto, é preciso atenuar os desafios concernentes a herança africana no país. Para tanto, cabe ao Governo Federal, na figura do Ministério da Educação, providenciar ações que ressaltem as identidades africanas, e a educação antirracista, por meio de acompanhamentos didáticos, palestras, a fim de valorizar esse tema. (n lembro se era tema msm) Com efeito, espera-se a consolidação do desenvolvimento nacional elencado pela Magna Carta de 1988.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
840
pontos
Desbloquear

    Na Competência 1, foram identificados erros como "percebe-se que tal prática está longe de ser consumada" (correto seria "consumada") e "referente a cultura afro-brasileira" (deveria ser "referentes à cultura afro-brasileira"). Na Competência 4, faltaram conectivos em alguns trechos para melhorar a fluidez. Na Competência 5, a proposta carece de detalhamento; por exemplo, especificar como as palestras seriam implementadas. Sugere-se reescrever o final da intervenção para clareza e coesão.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

enem 2024

No livro "Brasil,País do Futuro", o auto[…]

No dia 13 de janeiro de 2025, o presidente Luiz In[…]

Estigmas

Na série "American Horror Story" a perso[…]

Uso do Celular

"A educação é a arma mais poderosa que você p[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.