Avatar do usuário
Por Lavinia0
Quantidade de postagens
#139650
A constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 5° o direito a identidade, como inerente a todos os cidadãos brasileiros. Porém, ao analisar de perto os desafios para a valorização da herança africana no Brasil, percebe-se que esse direito não é proporcionado de forma igualitária.

Partindo desse pressuposto, a omissão governamental é a principal causadora dessa desvalorização, uma vez que o Estado nao cumpre com sua função social. A obra "Ética a nicomâco" do filósofo Aristóteles, mostra como a política deve garantir a todos, os direitos basicos, como a identidade cultural, e, como o Estado deve investir no bem comum. Mas, fora da obra o Estado não cumpre com seus deveres, o que causa uma falência cultural enorme na vida da atual nação verde- amarela.

Ademais, é importante ressaltar a influência midiática como culpada dessa problemática, pois muitas vezes a midia se cala sobre problemas sociais. Na obra "ensaio sobre a cegueira", do autor José Saramago, é usado o termo "cegueira branca", que retrata como a imprensa de faz de cega em problemas sociais. Fora da obra não é muito diferente, diversas vezes a mídia se omite e usa sua influência para propagar notícias falsas e disseminar o ódio. Difícil essa ferramenta é usada para dar destaque a rica herança africana do país.

Em finalidade, para ocorrer a devida valorização da herança africana, cabe ao Estado promover medidas de inclusão, investindo na melhoria das aulas sobre escravidão, colocando profissionais capacitados nas escolas para palestrar sobre o quão importante é a herança africana. Desse modo, quando o Estado agir e respeitar o artigo 5° da constituição federal de 1988, o Brasil terá uma melhora significativa, e a rica herança africana será valorizada e acabará com parte desse problema vivenciado na população brasileira.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
720
pontos
Desbloquear

    A redação apresenta erros gramaticais, como "nao" em vez de "não", e a falta de concordância em "a midia se cala". Sugere-se corrigir para "A mídia muitas vezes se cala". Na Competência 2, o tema foi bem abordado com referências adequadas. No entanto, a argumentação poderia ser mais clara. Por exemplo, reescrever o trecho sobre Aristóteles para maior coesão. A proposta de intervenção inclui os quatro elementos mas carece de detalhamento; sugere-se especificar como seriam as palestras nas escolas.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Enem

Desde os anos 2000, houve um crescimento vasto na […]

Em acordo com a Constituição Federal Brasileira pr[…]

A fome

Conforme estudos demográficos realizado pelo Insti[…]

No filme "Meus Quinze Anos", a personage[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.