A princípio, é fulcral atentar para a ausência de discussões. Nessa perspectiva, a filósofa alemã Hannah Arendt afirma, em sua teoria “Banalidade do Mal” que quando uma atitude hostil ocorre constantemente, ela passa a ser vista com normalidade. Sob esse viés, a tese da autora é observada na contemporaneidade, diante do silenciamento da população perante a desvalorização dos costumes africanos, temática profundamente enraizada em razão da falta de projetos que reeduquem a população acerca de garantir a segurança das crenças. Dessa forma, impede-se que as tradições sejam mantidas.
Ademais vale destacar para a inoperância legislativa. Sob essa óptica, a Constituição Federal de 1988 garante que a educação de qualidade é direito de todos e dever do Estado. No entanto, é aparente a postura omissa dos governantes diante da problemática, tendo em vista que o poder público não elabora medidas efetivas de apoio à
inserção de dinâmicas em instituições de ensino que ampliem o contato dos estudantes com o legado africano.
Desse modo, não destinando montantes suficientes para o combate da causa, assim, é imperioso que as autoridades se mobilizem para mitigar o dilema.
Portanto, urgem medidas estratégicas para reverter esse cenário. Como solução, cabe ao governo Federal, por meio do Ministério da Educação, órgão que garante ensino de qualidade no país, propor ações que ampliem os investimentos direcionados à causa, para que assim haja maior conhecimento coletivo, afim de promover a valorização da herança afro-brasileira. Dessa maneira, o cenário do filme “Mussum” será revertido.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
O texto apresenta erros como "afim de" em vez de "a fim de", e falta de concordância verbal em "vale destacar para a inoperância". Sugere-se reescrever para "vale destacar a inoperância". Além disso, há ausência de conectivos, como na frase que começa com "Desse modo", que poderia ser melhor integrada ao parágrafo anterior. Na intervenção, faltou detalhamento da ação proposta. Sugere-se especificar quais ações seriam implementadas pelo Ministério da Educação.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.