Primeiramente, urge salientar que o silenciamento midiático, prejudica na disseminação de informações sobre a nossa verdadeira origem, que advém dos africanos. Nessa análise, segundo o professor Afonso Albuquerque, a mídia brasileira é o quarto poder e deve ser vista de maneira conceitual uma vez que, ela gera grandes influências para a sociedade. Dessa maneira, as redes sociais de informações devem aproveitar o seu poder de influência para debater, sobre a realidade que os africanos vivenciaram no Brasil, no período da escravidão.
Além disso, vale ressaltar que a negligência governamental é um obstáculo na resolução dessa adversidade. Segundo o filósofo John Rawls, um governo ético é aquele que disponibiliza recursos e atua de maneira eficiente para combater os empecilhos presentes na comunidade. No entanto, fica evidente que o Brasil não é um exemplo do pensamento desse teórico uma vez que, além de termos sido um dos últimos países à acabar com a escravidão, o poder público não cria ações eficazes para manter as heranças africanas no cotidiano da sociedade brasileira. Criando assim, um tabu para as pessoas desinformadas que não sabem da importância deles para a formação brasileira.
Destarte, medidas exequíveis precisam ser tomadas para resolver essa problemática. Para isso, cabe ao Estado - principal promotor da harmonia social - em parceria com o Ministério das Comunicações, promover campanhas de conscientização nas principais redes sociais do Brasil. Essas campanhas, devem incluir posts informativos e vídeos educativos que sensibilizem a população sobre os desafios que os afros - brasileiros vivenciam e a importância deles para o Brasil. Feito isso, a Constituição Federal de 1988 será respeitada e exercida na sociedade brasileira.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
A redação apresenta alguns erros gramaticais, como o uso incorreto de vírgulas em "silenciamento midiático, prejudica" e "uma vez que,". Corrigir para "silenciamento midiático prejudica" e "uma vez que". O texto é bem desenvolvido, mas a progressão das ideias pode ser melhorada com conectivos mais claros entre parágrafos. Por exemplo, ao iniciar o segundo parágrafo, use "Ademais," em vez de apenas "Além disso," para maior coesão. A proposta de intervenção está completa e detalhada.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.