Em primeiro viés, é preciso atentar para a intensificação da problemática pelo descaso estatal, em relação à preservação da cultura negra no Brasil, visto que esse, em anos de inserção desse povo no país, apenas recentemente iniciou processos de manutenção e investigação desta herança. A constituição federal de 1988 garante a preservação da cultura brasileira e nomeia o Ministério da Cultura como responsável por efetiva-lá. Nesse viés, é possível notar que o Estado não tem cumprido com o previsto na Carta Magna, visto que esse tem se mostrado inerte à eficiente valorização e, consequentemente, perdedor de diversos aspectos físicos e intelectuais com o tempo.
Por outro lado, o processo histórico de silenciamento da população negra também é um catalisador do hiato valorizacional da herança africana, considerando eventos históricos destrutivos culturalmente, como o "branqueamento" do Brasil- iniciante da gentrificação racial a lugares que são atuais favelas e cortiços- que, assim, apagou lugares de importância nacional dos mapas brasileiros e marginalizou a população não branca. O livro "quarto de despejo" de Carolina Maria de Jesus evidencia o início das favelas e a situação precária dos brasileiros nesse contexto- ainda recorrente- além das raras aparições dos políticos que usavam da vulnerabilidade do povo para fazer falsas promessas de uma vida mais justa. Nesse contexto, é possível relacionar o relativismo pessoal da escritora com o processo histórico mencionado, além de destacar a momentaneidade do sucesso de Carolina, que se destacou como "exótica" mas ao continua o escrevendo seus relatos, foi logo "silenciada" por um meio racista e misógino. Por conseguinte, esse silenciamento frequente gera opressão e marginalização da população originalmente preta.
Portanto, é evidente que a valorização da herança africana no Brasil é cheia de desafios e isso ser resolvido. Para tanto, o Estado, órgão responsável por garantir a igualdade de todos, deve promover políticas públicas eficientes de preservação dessa cultura através do maior incentivo aos ministérios repensáveis pela cultura e pela igualdade racial, por meio de buscas sobre a cultura africana perdida no decorrer da história, e da voz dos descentes dos escravos com heranças familiares físicas e intelectuais, com o fim de reduzir significativamente os obstáculos da valorização da herança africana e, finalmente, começar a curar as feridas geradas pela escravidão, como evidenciado por César.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
A redação apresenta erros como "bocrracha" em vez de "borracha" e "efetiva-lá" que deveria ser "efetivá-la". Na Competência 3, a argumentação poderia ser mais organizada, especialmente ao relacionar eventos históricos com a situação atual. Sugiro dividir melhor os parágrafos para clareza. Na Competência 4, faltam conectivos em algumas transições entre ideias. A proposta de intervenção está bem estruturada, mas poderia detalhar mais o papel do Estado na implementação das políticas sugeridas.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.