Dessa forma, em primeiro plano, é preciso evidenciar a falta de instrução por parte dos indivíduos potencializando os obstáculos enfrentados, não apagamento da cultura negra entre as gerações. Outrossim, enfatiza-se sobre o poema "no meio do caminho", do poeta Carlos Drummond de Andrade, no qual, metaforicamente, direciona-se ao óbice encontrado na sociedade, dentre eles a invisibilidade do corpo social. No entanto, a desvalorização ao abordar a importância histórica dos escravizados nas escola, contribui para que suas necessidades sejam cada vez mais negligenciadas.
Ademais, é relevante considerar o descaso do Poder administrativo, como consequência direta, visto que a cultura africana é pouco valorizada. Sob a perspectiva do sociólogo, Zygmunt Bauman em que afirma que o Governo é como uma "instituição, Zumbi", haja vista sua ineficácia perante as dificuldades. Nesse viés, destaca-se sua relevante fundamentação, interfere-se que a máquina administrativo demonstra pouco interesse em proporcionar um serviço digno, de valorização da cultura e beleza afro. Sendo assim, a escassez de projetos que impõe os negros como figura importante no conjunto social, essas adversidades podem colaborar para a não efetivação das leis afetando os direitos humanos.
Depreende-se, portanto, a adoção de medidas que venham reverter o esquecimento da herança do povo afro. Com isso, o Ministério da Cultura, órgão federativo responsável por promover os meios de comunicação, deve criar uma campanha de conscientização efetiva em todo o país. Contudo, cabe ao Governo liberar verbas aos programas a fim de mostrar a beleza de suas tradições, por meio de redes de televisão mostrar que negros e africanos não são mão de obra barata, mas possuem uma rica herança deixada de seis ancestrais, a beleza de suas crenças, a beleza de seus pratos típicos e suas danças. Somente assim, com essa medida respeitada, a sociedade brasileira terá uma realidade digna, como suscitou a canção da Legião Urbana.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Erros identificados incluem "comprimento da constituição" (correto é "cumprimento"), e "interfere no sistema" (correto é "interferem"). Na Competência 4, a conexão entre ideias precisa ser melhorada, como na transição entre parágrafos. Sugestão de reescrita para clareza e coesão: "Além disso, a desvalorização nas escolas contribui para negligenciar suas necessidades." A proposta de intervenção possui os quatro elementos, mas poderia detalhar mais sobre o meio ou ação.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.