Em primeira análise, vale ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater os desafios para a valorização dos povos africanos. Segundo o artigo 5° da constituição Federal de 1988 "todos são iguais perante a lei", contudo, percebemos que tal conjuntura não ocorre na prática, uma vez que o estado não tem dado visibilidade a esses povos e nem investido em campanhas de conscientização para destacar sobre a origem de suas culturas como danças, músicas, e religiões como o candomblé por exemplo, fazendo com que as raízes históricas desses povos fiquem apagadas, se tornando então pessoas invisível na nossa comunidade.
Ademais, é imprescindível destacar a desigualdade social como causador inerente da falta de valorização dos africanos no Brasil. Segundo a obra "1984" de George Orwell "todos são iguais, mas uns são mais que os outros", percebe-se então, que as pessoas negras e africanos não possuem tanta visibilidade na população, devido às raízes histórias de seus povos negros no tempo da escravidão, onde essas pessoas só eram vistas como mercadorias e prestadores de serviços não remunerados, e não como símbolo de valorização e cultura, portanto, ao analisar os dias atuais é visível que esse fato ainda acontece, uma vez que pessoas negras ainda sofrem de racismo e desigualdade, dificultando seu ingresso em diversas áreas como em ambientes públicos e no mercado de trabalho por exemplo.
Depreende-se, portanto, que esse cenário continue a perdurar, para isso o estado por meio de ações como políticas públicas e palestras, reforcem para a população por meio da mídia e nas escolas, o quanto a cultura desses povos são importantes para a formação do Brasil, para que assim a nossa sociedade passa se tornar menos preconceituosa e livre de racismo, assim como se concretiza os planos de more.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
A redação apresenta erros gramaticais como a falta de concordância verbal em "os planos de more não se concretiza" e uso incorreto de maiúsculas em "utopia" e "more". Reescreva para "os planos de More não se concretizam". Na Competência 4, faltam conectivos claros, o que compromete a progressão lógica. Sugiro usar conectivos como “além disso” ou “portanto”. A proposta de intervenção carece do detalhamento necessário; indicar agentes específicos poderia melhorar.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.