Em primeiro plano, imprescindível destacar a ausência estatal perante o assunto, sendo responsável pela baixa destinação de verbas para fins culturais, bem como a carência da história africana na base curricular nacional. Concomitantemente, Djamila Ribeiro - pensadora brasileira - afirma que o primeiro passo para solucionar um problema é tirá-lo da invisibilidade, tornando-o, assim, importante no ponto de vista social e governamental. Dessa forma, é notório a falta de visibilidade da necessidade da valorização da herança africana no Brasil, tendo em vista que a problemática perdura sem a devida atenção e intervenção dos órgãos Públicos e Poderes competentes.
No mesmo viés, é importante salientar a omissão social pertinente no Brasil hodierno, tendo seus estigmas originados de raízes históricas e ainda presentes por meio do racismo estrutural como ataque aos povos responsáveis pela formação e identidade cultural nacional. A exemplo disso, o cantor brasileiro Djonga retrata em suas músicas a presença da cultura africana em sua própria vida e na sociedade como um todo, estando presentes na religião, alimentação em canções e em brincadeiras infantis. Contudo, mesmo essa herança sendo um pilar fundamental na história brasileira, o preconceito com os descendentes e seus legados permanece e deve ser abolido da sociedade.
Portando, tem em vista os desafios para a valorização da herança africana no Brasil, são necessárias medidas para mitigá-los. Dessarte, é de incumbência governamental agir por meio dos Ministérios da Educação e da Cultura a fim de reformular a base curricular nacional para dar a devida evidência aos legados históricos, além de conscientizar crianças e jovens sobre a história do país. Concomitantemente, a mídia deve se incumbir da divulgação cultural das raízes históricas, fornecendo mais informações sobre os elementos presentes no cotidiano e suas origens. Assim, através dessas intervenções, será possível garantir o acesso legítimo de todos os cidadãos à cultura do Brasil.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Na Competência 1, há erros como "tem" que deveria ser "têm" e "notório a falta", que deve ser "notória". Corrija para "todos os cidadãos têm acesso legítimo" e "é notória a falta de visibilidade". Na Competência 4, faltam conectivos em algumas partes. Por exemplo, após “concomitantemente” poderia haver uma ligação mais clara ao argumento seguinte. Na Competência 5, a proposta carece de detalhamento sobre como as ações serão implementadas. Detalhe o papel da mídia na conscientização cultural.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.