Avatar do usuário
Por maritaoliver
Quantidade de postagens
#139813
A filósofa Hannah Arednt desenvolveu o conceito de "banalidade do mal", o qual afirma que o pior mal é aquele cotidiano e corriqueiro. Nesse sentido, no que tange aos desafios para a valorização do legado africano, é evidente que a teoria mencionada condiz com o cenário brasileiro, uma vez que essa questão é banalizada. Em vista disso, é crucial apontar tanto a negligência estatal quanto a invisibilidade midiática como agravantes da problemática.
Inicialmente, é válido ressaltar o aspecto supracitado quanto à omissão governamental. O filósofo Thomas Hobbes afirma ser dever do Estado promover o progresso social. Entretanto, o Poder Público brasileiro vai contra esse ideal à medida que a carência de projetos e estratégias viabilizam que as crenças, os costumes e as tradições afro-brasileiras sejam ignorados pelos cidadãos. Essa situação pode ser exemplificada na carência de conteúdos transmitidos nas escolas sobre a herança africana, gerando, por consequência, o desconhecimento sobre essa temática. Dessa forma, a máquina pública, em razão de sua postura inerte, constitui-se como um fator de regresso social, contrariando a ideia de Hobbes.
Ademais, a omissão midiática também se relaciona com a perpetuação desse empecilho na sociedade. Consoante a pensadora Djamila Ribeiro, para solucionar um problema, é necessário tirá-lo da invisibilidade. Contudo, os meios de comunicação atuais falham em seu papel de dar visibilidade a assuntos relevantes, tendo em vista a falta de informações sobre o legado histórico e cultural dos povos africanos. Logo, por essa questão não ser abordada e, consequentemente invisibilizada, a resolução desse problema é dificultada.
Portanto, diante do que foi apresentado, é imprescindível que medidas sejam tomadas. Para isso, o Governo Federal, em parceria com o Ministério da Educação, deve promover uma campanha nas escolas, por meio de palestras e aulas, sobre a importância histórica e cultural do legado africano no Brasil, a fim de valorizar esse aspecto na coletividade e, dessa forma, mitigar essa problemática da nação.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
960
pontos
Desbloquear

    A redação apresenta um domínio excelente da norma-padrão, com boa estruturação e uso adequado de conectivos. No entanto, a proposta de intervenção poderia ser detalhada para alcançar a nota máxima na Competência 5. Por exemplo, incluir detalhes sobre como as palestras serão organizadas ou quem seriam os palestrantes enriqueceria o texto. A menção clara do agente (Governo Federal), ação (campanha nas escolas), meio (palestras e aulas) e finalidade (valorizar o legado africano) está presente, mas carece de maior detalhamento em algum dos elementos para atingir a nota máxima.

    Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.

  1. C1 norma-padrão

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

  2. C2 Compreensão da proposta

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

  3. C3 seleção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

  4. C4 construção de argumentos

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

  5. C5 Proposta de Intervenção

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

O branco olhar sobre o preto É fácil de encontrar […]

Eiii! Não sou profissional, tá? Gostei bastante da[…]

Eiii! Não sou profissional, tá? Achei que você tro[…]

Uso de celulares na escola

Eiii! Gostei bastante da sua redação, a escolha do[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Seu Cookie

O Corrija.com utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.