De acordo com o ativista político mundialmente conhecido Nelson Mandela, "a educação
é a arma mais poderosa que existe para mudar o mundo". Por meio desse cenário, é comum ver na mídia a promulgação de leis que obrigam o ensino da história que remete à África, mas na prática não há fiscalização que confirme essas mudanças. Desse modo, é nítido enxergar o descaso do Estado com a população negra.
Além disso, uma onda de discriminação e violência provocada por cidadãos intolerantes a religiões de matriz africana põe em risco a vida de seus praticantes e impede que tenham a oportunidade de impedir o apagamento desse legado. Esses são reflexos da falta de políticas públicas comprometidas a lutar contra o racismo religioso vivenciado no país.
Portanto, é necessário que o Governo Federal, por meio do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania e em colaboração com o Ministério da Educação desenvolva medidas educacionais que reformulem os métodos de ensino já existentes direcionando à aprendizagem da história e herança afro-brasileiras que irão refletir em transformações positivas para a sociedade.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
O texto apresenta erros gramaticais, como "periodo" (correto é "período") e "importancia" (correto é "importância"). Além disso, a expressão "um dos principais fatores" deveria ser corrigida para concordar com o plural ("são alguns dos principais fatores"). Na competência de coesão e coerência, faltam conectivos em algumas partes, como entre o segundo e terceiro parágrafo. A proposta de intervenção possui os quatro elementos necessários, mas carece de detalhamento.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.