Diante deste cenário, a negligência governamental impede a valorização da cultura africana. Sob essa lógica, segundo o filósofo John Locke afirma que o Estado existe para garantir os direitos naturais do cidadão. Ocorre que o ideal estabelecido por Locke não se retrata na sociedade contemporânea, haja vista a insuficiência de verbas públicas destinadas à valorização do legado africano. Desta maneira, não é razoável que a falta de reconhecimento da cultura africana permaneça em um país que almeja se tornar nação desenvolvida.
Ademais, a invisibilidade social inviabiliza o prestígio da herança africana no Brasil. Nesta ótica, segundo o pensador Zygment Bouman afirma que "Na era da informação, a invisibilidade é equivalente à morte". Nesse sentido, a sociedade brasileira não se sensibiliza com a falta de reconhecimento do legado africano, já que não há debate social sobre o tema na família e na escola.
É urgente, portanto, que medidas sejam tomadas para combater a falta de valorização da herança africana no Brasil. Para isso, o Ministério Público juntamente com as escolas - Responsáveis pela transformação social - devem tomar medidas para reconhecer a cultura africana, bem como capacitar profissionais para ter conhecimento do tema e repassar o legado. Essa iniciativa ocorrerá por meio de palestras e oficinas, tanto em escolas ou em centros comunitários, com a finalidade de incluir a todos e espalhar conhecimento sobre a herança africana. Assim, o direito à cultura será assegurado, e o Brasil passará a se tornar uma nação justa e solidária.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
O texto apresenta alguns erros gramaticais, como a frase "segundo o filósofo John Locke afirma" que poderia ser reescrita para "segundo o filósofo John Locke, o Estado existe...". Além disso, há um uso inadequado de conectivos em "Desta maneira", que pode ser substituído por "Assim," para melhorar a fluidez. A proposta de intervenção está bem estruturada e detalhada, incluindo todos os elementos necessários. Para maior coesão, recomenda-se revisar algumas transições entre parágrafos.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.