Em primeiro lugar, deve ser analisada a negligência educacional frente ao ensino da cultura africana nas instituições de ensino. Segundo Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul, ''A educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo''. Nesse contexto, nota-se a importância da educação como agente de mudança na sociedade. Diante disso, o compartilhamento de informações nas escolas sobre a herança que esses povos deixaram, é de extrema importância social e cultura para o país, visando a valorização do legado deixado por essas comunidades. Contudo, é verificado o apagamento ao longo dos anos, o que enfraquece a pluralidade cultural brasileira que foi se edificando com raízes africanas.
Sob esse viés, é de suma importância analisar inércia da mídia. De acordo com Steve Jobs, um dos fundadores da Apple, ''A tecnologia move o mundo''. Nesse sentido, é notória a influência dos meios de comunicações na sociedade, quando são utilizados de forma correta, podem trazer diversos benefícios. Ademais, as mídias sociais podem ser utilizadas para a divulgação das tradições africanas, com o objetivo de reconhecer toda a história vivenciada por esses povos no Brasil, também a resistência cultural ao longo dos séculos.
Faz-se necessário, portanto, que meios sejam criados para intervir nesse imbróglio. Logo, cabe ao Ministério da Educação - órgão responsável pelas políticas educacionais - que implemente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) matérias sobre a herança africana presente no país, visando o aprendizado das novas gerações para a valorização dessa cultura; as disciplinas seriam ministradas por profissionais da área. Outrossim, urge que o Ministério das Comunicações, produza campanhas por meio de comerciais lúdicos, com atores e atrizes famosos, para agradar a todas as faixas etárias. Somente assim, será possível enfrentar os desafios para a valorização da herança africana no Brasil.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Na Competência 1, foram identificados erros como "cultura e cultura" em vez de "cultural", e a falta de vírgula após "Outrossim". Sugere-se reescrever para corrigir esses deslizes. Na Competência 4, faltam conectivos em algumas transições entre ideias; adicionar frases de ligação pode melhorar a coesão. A proposta de intervenção está bem detalhada com todos os elementos necessários, mas poderia incluir mais detalhes sobre a execução das campanhas midiáticas para maior clareza.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.