Nesse contexto, percebe-se que o descaso governamental fomenta a permanência do impasse. Consoante o filósofo Thomas Hobbes, é dever do poder público garantir o bem-estar social. Contudo, a falta de investimentos no legado africano agrava o problema e impede avanços. Assim, em vez de promover qualidade de vida, tal omissão contribui para negação das crenças, tradição e cultura africana no país. Dessa maneira, é de extrema necessidade a revisão dessa postura estatal, com o intuito de incentivar um maior conhecimento sobre a importância da matriz africana no território.
Outrossim, é válido pontuar que, para Hannah Arendt, “A essência dos direitos humanos é o direito a ter direitos”. No entanto, na prática, as desigualdades sociais privam parte da sociedade desses benefícios básicos. Dessa forma, grupos marginalizados sofrem com a indiferença, pois muitos esquecem que grande parte da cultura brasileira é derivada de países africanos, gerando exclusão e desrespeito nos meios sociais.
Portanto, cabe ao Estado investir uma maior parte do PIB na valorização da herança africana. Essa ação irá ocorrer por meio do Ministério da Cultura, órgão responsável por elaborar planos e políticas públicas voltados ao engajamento e visibilidade da história afro-brasileira na mídia. Tal feito terá por finalidade remediar não somente a negligência, mas também as desigualdades, promovendo uma comunidade que prioriza a preservação cultural da nação.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
O texto apresenta alguns erros gramaticais, como a ausência de artigo em "para negação das crenças" que deveria ser "para a negação das crenças". Além disso, recomenda-se reescrever "fomenta a permanência do impasse" para "perpetua o impasse". A proposta de intervenção está clara e possui os quatro elementos, mas carece de detalhamento. Poderia especificar como o Ministério da Cultura implementaria essas políticas ou quais ações específicas seriam realizadas.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.