Entretanto, a cultura dos povos negros está cada vez mais presente na vida das pessoas, penteados com tranças por exemplo que hoje são tendências, eram usadas antes pelos africanos como forma de diferenciar suas colônias. A dança chamada capoeira foi criada no intuito de autodefesa pelos negros contra os capatazes, os quais os espancaram sem motivos reais, apenas por diversão e soberba de poder.
Além disso, nos dias atuais ainda presenciamos práticas de racismo em diversos lugares, seja no trabalho, na escola, no esporte ou até mesmo em um momento de lazer. O número de crianças negras com medo de comparecer às escolas pelos comentários maldosos sobre sua textura de cabelo e tom de pele vem crescendo rapidamente ao longo desses anos segundas pesquisas da ONU (Organização das Nações Unidas). A sociedade precisa procurar saber mais afundo sobre a história afro-brasileira, aprender a importância de suas tradições, hábitos e costumes, afinal o Brasil é um país misto, com diversos povos de diferentes raças, núcleos e etnias.
Em suma, o governo deve fornecer palestras e campanhas em escolas, empresas e locais públicos com o intuito de conscientizar a população sobre a importância da valorização da cultura africana no Brasil. Somente com essas medidas o mundo utópico de Thomas Mais irá se aproximar da realidade nacional.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Erros como "padroniza-se de conflitos" e "saber mais afundo" prejudicam a clareza. Sugiro "padroniza-se sem conflitos" e "saber mais a fundo". A estrutura dissertativa está presente, mas o desenvolvimento poderia ser mais aprofundado com exemplos concretos. A coesão é afetada por falta de conectivos claros entre parágrafos, como em "Entretanto, a cultura dos povos negros...". Na intervenção, detalhar quem realizará as palestras aumentaria a eficácia da proposta.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.