Em primeiro plano, consta-se que estrutura é um conjunto de peças - sejam elas físicas, morais, históricas ou culturais - para fundamentar algo. Com isso, o livro "Na minha pele", do ator e escritor Lázaro Ramos, apresenta a vivência do autor na sociedade brasileira estruturada historicamente pelo racismo. Assim sendo, a atualidade nacional caracteriza-se pelo histórico preconceito racial, que sirgiu nos tempos de colonização, mas, até hoje atormenta a nação, influenciando, diretamente e indiretamente, o processo de desvalorização da cultura africana.
Contudo, o preconceito racial é apenas um dos fatores que causam essa problemática, sendo a passividade social a principal fonte dessa divergência. Portanto, o massacre no Carandiru, ocorrido no estado de São Paulo, é marcado pelo assassinato de diversos presidiários por conta do abuso da força policial, e pela reação passiva da população, que apoiou tais atitudes. Semelhantemente, o Brasil contemporâneo é marcado pela opinião passiva da população a respeito da identidade africana, em que grande parte das pessoas não possui uma opinião formada sobre o tema, e assim, não entendem a importância de preservar suas origens.
Destarte, nota-se uma carência de políticas governamentais para lidar com tal problema, e com isso, conclui-se que cabe ao Estado - como agente mediador das leis - e ao Ministério da Cultura, a criação de projetos e palestras que destaquem a valorização do legado africano, tais atitudes devem ser feitas em ambientes educacionais, para que ocorra a formação de cidadãos conscientes, e então, acabar com o racismo estrutural e passivodade social que permeam a sociedade por um grande período de tempo.
-
C1 norma-padrão
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
-
C2 Compreensão da proposta
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
-
C3 seleção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
-
C4 construção de argumentos
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
-
C5 Proposta de Intervenção
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
O texto apresenta erros gramaticais, como "sirgiu" em vez de "surgiu" e "passivodade" em vez de "passividade". Além disso, há uso inadequado de vírgulas, como em "tais atitudes devem ser feitas", que deveria ser seguido por um ponto ou ponto e vírgula. Sugiro reescrever para melhorar a coesão, por exemplo, substituindo “por conta da passividade social” por “devido à passividade social”. A proposta carece de detalhamento; poderia incluir ações específicas do Ministério da Cultura.
Para uma correção mais robusta e comentários mais detalhados, use o Selo de Apoiador clicando no botão Desbloquear (logo acima) ou conquiste o Selo de Prioritário interagindo com outros usuários.